sexta-feira, 27 de abril de 2012

GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA - COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA -ALMG BH

                

Nesta quinta feira ocorreu em Belo Horizonte na Assembléia Legislativa a reunião da comissão de Segurança Pública- ALMG.
As Guardas Municipais pedem um posicionamento mais atuante diante dos assuntos de Segurança Pública com a inclusão destas no sistema REDS- Registro de Eventos de Defesa Social (O conhecido B.O.)..
Fazem parte da comissão (presentes) o Deputado João Leite (PSDB), Deputada Maria Tereza Lara (PT), Deputado Sargento Rodrigues (PDT), estava presente o Presidente do SINDPOL-MG Denilson Martins, SINDGUARDAS- Pedro Ivo Bueno (GCM BH), Coronel PM Cláudio Antônio Mendes e o superintendente da Secretaria de Defesa Social, e representantes de diversas Guardas Municipais.
Da Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí estiveram presentes o Comandante Marcos RobertoRamos, GM's Liel Chaves Pereira, Daniel Gonçalves Silva, Sebastião Donisete Virgilato e Ronaldo Adriano de Góis (sendo que a maioria estava em horário de folga representando a categoria na capital mineira).
Agradeçemos mais uma vez o apoio da GCM Varginha pela disposição de lugares na Comitiva que partiu desta cidade.

                   

                   



Fonte: GM SRS-MG

Em visita a Guarda de Botucatu, Comandante de Piracicaba diz que a municipalização da Segurança é uma questão de tempo

                

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, Silas Romualdo, capitão do Exército que está há oito anos a frente da corporação naquela cidade, esteve visitando as instalações da Guarda de Botucatu nesta quinta-feira e entre outras coisas, conheceu às redes de acesso de informação, como a Informações de Segurança (Infoseg) e Infocrim (Sistema de Informações Criminais), já em funcionamento em Botucatu há mais de três anos e não implantados, ainda, em Piracicaba.

No decorrer da visita o comandante que estava em companhia do inspetor Ramos e também dos guardas civis Fernando, Everton e Jorge, estes dois últimos do grupamento do Canil daquela municipalidade, conheceram a estrutura da GCM e também o Sistema de Inteligência e Estatística (SIEG) implantado há pouco tempo em Botucatu.

Os visitantes também estiveram no gabinete do prefeito João Cury Neto onde fizeram um rápido bate papo
quanto à estrutura das corporações que apesar de estarem em cidades tão diferentes em número de habitantes e nível de criminalidade, trabalham da mesma forma.

A GCM de Piracicaba completou 109 anos de existência neste mês com um efetivo de 460 guardas e previsão de contratação de mais 50 ainda este mês. Segundo o comandante Silas Romualdo, Botucatu está no caminho certo e os investimentos feitos pela municipalidade na corporação é o que levou Botucatu há um nível tão agradável no tocante à segurança.

“A municipalização da Segurança é uma questão de tempo, é aqui que as pessoas moram, é no gabinete do prefeito que o cidadão vai reclamar quando se tem um problema de segurança” enfatizou o comandante.

O secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado, Adjair de Campos elogiou a atuação da GCM de Piracicaba que chega a prender 50 pessoas em média por mês e ainda dispõe de um pelotão escolar com 40 agentes engajados na entrada e saída de escola e também em projetos de prevenção.

“Em Botucatu há uma integração perfeita entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, o que nos rendeu pela segunda vez o título de cidade mais segura do Estado de São Paulo, entre as que têm mais de 100 mil habitantes”, lembrou Campos.

Finalmente, os visitantes participaram da reunião geral da GCM, onde tiveram contato com a tropa formada e presenciaram a entrega da honraria de destaque do mês de abril a agente Ana Flávia pelos bons serviços prestados á instituição.


Fonte: http://acontecebotucatu.com.br/Cont_Default.aspx?idnews=9177&catnews=964

Menor é detido pela Guarda Civil de Cotipós tentativa de assalto à dois adolescentes na Praça Niso Viana


 
Blog GCM 1ª CL Gilberto Silva

Por Fau Barbosa


Um menor foi detido pela Guarda Civil e pela Polícia Civil por volta das 11 horas dessa quinta-feira(26), após tentar roubar o celular de dois adolescentes próximo á Praça Niso Viana, na Granja Viana.
Os jovens voltavam do Shopping, quando foram abordados por L., de 14 anos. Com a mão embaixo da blusa, ele simulou estar armado e mandou que os meninos entregassem os celulares.
 
Os jovens perceberam que não havia nenhuma arma com o menor e foram prá cima dele, que saiu correndo em direção à Rua José Félix de Oliveira.
Uma viatura da Guarda Civil que estava em operação com a Polícia Civil na região, foi avisada e acabou logrando êxito em localizar e deter o menor em frente à Cultura Inglesa.

              
Ele foi encaminhado ao 2º DP da Granja Viana, onde foi registrado o B.O. 742/2012. Segundo os guardas, os pais do menor já morreram e ele vive em Caucaia, com a avó de 77 anos, para quem ele foi entregue.
A ocorrência foi atendida pela viatura 1010, GC´s Fontoura e Gilvan, com apoio de outras viaturas da Equipe C e do chefe dos investigadores da Polícia Civil do 2º DP de Cotia, Marco Aurélio.


Fotos: Fau Barbosa
Fonte: Portal Viva

Guardas municipais de Minas Gerais querem registrar ocorrências de crimes.Dezenas de guardas municipais assistiram à reunião da Comissão de Segurança Pública

                  

Guardas municipais querem ter o direito a registrar ocorrências de crimes de menor gravidade no Sistema Integrado de Defesa Social do Estado. Em reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta quinta-feira (26/4/12), profissionais dessa força de segurança reclamaram de discriminação e reivindicaram sua inclusão no sistema, de modo a ter acesso aos chamados Registros de Eventos de Defesa Social (Reds).

Eles alegam que exercem função semelhante à da Polícia Militar (PM), mas não têm a prerrogativa de prender um criminoso. Para isso, os guardas precisam ligar para a PM e esperar a chegada de uma viatura da corporação. Em alguns casos, esse tempo de espera pode chegar a uma hora e meia. O diretor operacional da Guarda Municipal de Contagem, Stéfano Felipe Corradi Santos, relatou espera de quatro horas para a PM registrar um acidente envolvendo uma viatura da própria Guarda Municipal.

                    

Muitas vezes, o guarda municipal responsável por deter a pessoa que cometeu um crime é arrolado como testemunha pela Polícia Militar, segundo o presidente da Associação da Guarda Municipal de Nova Lima, Francisco Lourenço Blanco. A guarda municipal de Mariana, Letícia Maria Delgado, reclamou que uma equipe da corporação chegou a receber voz de prisão enquanto trabalhava. “Queremos apenas dignidade no exercício da nossa função. Já passamos por situações de extremo constrangimento”, afirmou.
Para acabar com esse tipo de situação, os guardas municipais querem ter o direito de registrar ocorrências por meio dos Reds. Eles alegam que não há obstáculo jurídico para ter acesso ao sistema informatizado da Defesa Social. Para Francisco Lourenço Blanco, esse direito estaria assegurado pela Constituição Federal e pelo Código de Processo Penal. “Queremos a inclusão no sistema com a intenção de melhorar a qualidade do serviço prestado”, afirmou o guarda municipal de Betim, Miguel Welton Martins de Lima.
Esse pleito tem o apoio da Polícia Civil. O assessor técnico da corporação no Sistema Integrado de Defesa Social, Architon Zadra Filho, citou o artigo 302 do Código Penal, que dá a qualquer pessoa o direito de prender um criminoso em flagrante delito. “Se qualquer pessoa do povo pode, um servidor público municipal, que tem o encargo da guarda do patrimônio público, também tem condições para tal”, defendeu.

                        PM e Secretaria de Defesa Social fazem ressalvas


                  

A Polícia Militar, no entanto é contra essa liberação. Na opinião do diretor de apoio operacional da corporação, coronel Cláudio Antônio Mendes, tanto a Constituição Federal quanto o Código Penal determinam que o registro da ocorrência de um crime é atribuição da autoridade policial. “Ninguém pode fazer o que não está previsto em lei”, resumiu. "A rgulamentação desse assunto é de competência federal. Não é uma questão simples", completou.
Para a Secretaria de Estado de Defesa Social, o problema não é só jurídico, mas também operacional. Segundo o superintendente de Integração de Informações da pasta, Daniel França Alves, antes de liberar o acesso das guardas municipais ao sistema de registro de ocorrências, é preciso integrar os protocolos operacionais de cada uma das forças de segurança pública.
Ainda de acordo com o superintendente, é preciso disciplinar os limites de acesso das guardas municipais e os aportes de recursos das prefeituras para o financiamento do sistema. “Precisamos ser muito cautelosos antes de qualquer mudança”, alertou. Para resolver o conflito de competências entre a PM e as guardas municipais, ele sugeriu o aprofundamento das discussões e a realização de estudos técnicos e jurídicos no âmbito do Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social.

                 

Assunto divide opiniões de deputados A vice-presidente da comissão, deputada Maria Tereza Lara (PT), que solicitou a audiência pública, se colocou do lado dos guardas municipais. “Essa reivindicação é justa e legítima”, afirmou. A parlamentar sugeriu que a categoria se organize para levar a discussão ao Colegiado de Integração, e disse que requerimentos de providências para esse problema serão aprovadas na próxima reunião da comissão.

O deputado Pompílio Canavez (PT) também defendeu os guardas municipais. Já o deputado Sargento Rodrigues (PDT) foi mais cauteloso. “A guardas municipais têm que obedecer ao ditame constitucional. Ainda carecemos de uma legislação específica para aperfeiçoar a sua competência”, afirmou. Fonte http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/04/26_guarda_municipal_quer_registrar_ocorrencia_policial.html
Fotógrafo: Alair Vieira

quarta-feira, 25 de abril de 2012

BARREIRAS: POLICIAL MILITAR TEVE CORPO ESQUARTEJADO E CARRO QUEIMADO


                  

Um crime bárbaro que aconteceu de segunda para terça-feira chamou a atenção da população de Barreiras. O Policial Militar - PM, de nome Renato da Silva Oliveira, lotado em Luís Eduardo Magalhães, foi barbaramente assassinado com requintes de crueldade.
O corpo foi esquartejado, teve a cabeça, os braços e as pernas arrancadas e ainda teve as vísceras extraídas, totalmente expostas. A cabeça foi a primeira parte a ser encontrada.
A polícia recebeu uma denúncia anônima feita no 190 por volta das 06h30 desta terça-feira, 24, onde foi informada a existência de uma cabeça de um homem com idade entre 25 e 30 anos, num canal de esgoto nas proximidades do Colégio Batista. Por volta das 08 horas o corpo foi localizado nas águas do Rio Grande, em uma área pertencente à Universidade Federal da Bahia - UFBA e estava sem os braços e pernas, membros estes que até o momento não foram localizados. Conforme o delegado Dr. Arnaldo Monte, o corpo foi encontrado por pescadores.
O delegado Dr. Arnaldo Monte, junto com a equipe técnica e policiais militares estiveram no local, onde muitos curiosos, principalmente estudantes, acompanhavam o desenrolar dos acontecimentos.
Desde o momento em que foi encontrada a cabeça, já havia suspeitas de que se tratava de um PM, mas a informação só foi confirmada mais tarde pelo delegado Dr. Arnaldo, por volta das 10h30min.


                  


                  


                  

                  


                                

                                


                                


FONTE: Texto e fotos: Cheilla Gobi – cheilla@falabarreiras.com

terça-feira, 24 de abril de 2012

Reforço: Guarda Municipal ganha quatro novas viaturas




A Guarda Municipal de Teixeira de Freitas ganhou este mês, o reforço de quatro novas viaturas. As unidades foram disponibilizadas pelo Ministério da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para ajudar a intensificar as rondas em patrimônios públicos.
Na sexta-feira, 20 de abril, o secretário de segurança pública, Clóvis Guerra, disse em entrevista que dará prioridade as rondas escolares para garantir maior segurança aos alunos e educadores, “daremos prioridade as rondas escolares, mas também intensificaremos as rondas em demais espaços públicos, como as praças e o mercado municipal”, destacou.

As viaturas foram plotadas recentemente e possuem equipamentos para rádio patrulhamento. Os giroflex deverão ser instalados nos próximos dias, e segundo Clovís Guerra, as unidades já estarão a serviço da Guarda em aproximadamente 20 dias.

Além de possibilitar a aquisição das viaturas, o Pronasci, também está ajudando no projeto de reformulação da Guarda Municipal em outros aspectos. O departamento já estuda uma data para aplicação do curso de aperfeiçoamento dos 230 servidores lotados no setor. Com a capacitação e critérios avaliativos, os integrantes do atual quadro funcional que foram concursados como vigias serão constituídos guardas municipais teixeirenses.

“Na verdade é um momento histórico. A administração municipal tem contribuído bastante nessas questões. Ela entende que o investimento em segurança é tão importante quanto o investimento em saúde e educação. A discussão sobre segurança pública ainda está acanhada, e a guarda municipal na segurança do patrimônio e do espaço público vem para ajudar o cidadão dentro desse contexto”, disse o secretário.
fonte: http://www.sulbahianews.com.br/

GUARDA MUNICIPAL PRESTA QUASE 300 ATENDIMENTOS NO FINAL DE SEMANA


A Guarda Municipal de Foz do Iguaçuregistrou quase 300 atendimentos nesse final de semana. Em três dias de trabalho, além dos atendimentos À comunidade, foram apreendidos 8,285 kg de maconha.
As guarnições distribuídas nas doze regiões da cidade, juntamente com os agentes patrimoniais, fiscalizaram 98 postos de serviços (órgãos municipais). Os guardas municipais realizaram 01 encaminhamento a hospital, 05 ao Albergue Noturno e atenderam 20 ocorrências de trânsito.
Também foram registradas pelos guardas 20 averiguações e orientações em atendimento à solicitações da população. A maioria foi por perturbação do sossego (som alto e discussões familiares). As equipes da GM também atenderam 12 eventos em vários bairros da cidade e mais seis ocorrências diversas.
A maconha apreendida deu-se devido a uma denúncia anônima, na região da Vila Portes. Segundo os guardas que atendem a Região 06, a Central de Operações recebeu uma denúncia de que naquele local havia um volume com características suspeitas. Ao chegarem no endereço os guardas encontraram a droga que estava acondicionada em nove tabletes. A equipe conduziu o entorpecente até a 6ª SDP, para as providências cabíveis.
Na Vila Paraguaia, equipe da R06 registrou um roubo a residência. Em torno das 06h21, guardas municipais se deslocaram até a residência, onde as vítimas informaram que dois homens chegaram armados, dando voz de assalto, levando documentos das pessoas, celulares e uma espingarda calibre 12 registrada. Em seguida, fugiram em um veículo GM Corsa, de cor verde. Foram realizadas rondas na região, sem êxito, e os moradores foram orientados a registrar queixa.
Além dos atendimentos registrados, a Guarda Municipal está acompanhando desde a manhã de ontem, 22, até o dia 24, o prefeito de Jericó, Hassan Hussein Saleh, que está em Foz do Iguaçu para assinar termo de cooperação, através de intercâmbio cultural, social, turístico e econômico entre as duas cidades.
fonte: http://www.jtribunapopular.com.br/