sexta-feira, 20 de abril de 2012

GUARDAS MUNICIPAIS AGEM RÁPIDO E APREENDEM ADOLESCENTE ROUBANDO PANIFICADORA

            

            

           

           

           

           

           

           

           

Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 15:20 horas, guardas municipais em serviço na região do Bairro Campos do Iguaçu, se depararam com um assalto em andamento em um panificadora na Rua Bogota, onde uma pessoa do sexo masculino, utilizando-se uma pistola 9mm, deu voz de assalto quando um cliente acabou reagindo, que antes da fuga ainda tentou matar o cliente efetuando um disparo porem acabou acertando uma das portas da entrada da panificadora.
Os servidores municipais se depararam com o assaltante saindo da panificadora com a arma em punho correndo em direção a Rua Amazonas, sendo efetuado um disparo de advertência e prendendo em flagrante o assaltante.
Com o abordado foi encontrado uma pistola 9mm, marca Browning devidamente municiada com 13 cartuchos intactos. Na abordagem foi constatado que se tratava de um adolescente de 17 anos de idade, sendo apreendido e encaminhado a Delegacia Especial do Adolescente (DEA), para lavratura do ato infracional pertinente.


fonte/fotos jornal tribuna popular www.jtribunapopular.com.br

Caucaia: Bebê nasce dentro da viatura da Guarda Civil Municipal


          

Por volta das 09:00 da manhã dessa quarta-feira(18), a inspetoria da Guarda Civil de Caucaia recebeu uma solicitação de um morador da Água Espraiada, informando que não estava conseguindo contato com o PA - pronto atendimento de Caucaia.
O solicitante, João Paulo, já havia tentado contato várias vezes e ninguém atendia o telefone, e quando conseguiu falar contou que sua cunhada estava em trabalho de parto. Foi quando foi informado que não havia ambulância para atendê-la. Por esse motivo, o rapaz ligou para a Guarda Civil.
Os GC´s Alexandre da Silva e Adriana se deslocaram então até o endereço informado, na Rua Horizonte, no bairro Nhambuca, onde encontraram a parturiente Celma Lopes, de 31 anos, se contorcendo de dor na cama.
Ao verificar que a moça estava em trabalho de parto avançado, a colocaram na viatura e foram para o PA. Ao chegar ao local, a GC Adriana abriu a porta da viatura para auxiliar a moça a descer quando gritou que não dava mais tempo, pois a cabeçinha do bebê já estava coroando.

O médico, Dr. Julio e a enfermeira-chefe do PA, Gisele foram chamados e auxiliaram o parto, que aconteceu dentro da própria viatura, de número 1012. A mãe deu à luz à uma menina pesando cerca de três quilos.


Após serem feitos os procedimentos básicos, mãe e filha foram transferidas para o Hospital Regional de Cotia, onde passam bem. A menina é a 7ª filha de Celma, que não havia ainda se decidido pelo nome que daria à criança.


O GC Alexandre da Silva contou à reportagem do Portal Viva que essa foi a segunda vez que teve a oportunidade de auxiliar um parto. "Da primeira vez, o bebê era o 10º filho da moça que ajudamos", disse.
A emoção também tomou conta da GC Adriana por um motivo mais do que especial. Ela está grávida de dois meses de seu terceiro filho.

Guarda Municipal detém duas adolescentes com 15 quilos de maconha

                    


               
A Guarda Municipal de Dourados prendeu ontem duas adolescentes que está traficando drogas. Após receber denúncia anônima que duas adolescentes iriam desembarcar no Terminal Rodoviário estariam transportando entorpecentes, a GM acionou uma guarnição que estava de serviço no Terminal.
Através das características passadas, os guardas abordaram as meninas, vindo a constatar que na mala que transportavam continha a quantidade de 15 tabletes de uma substância aparentando ser maconha, totalizando 14,65 Kg.
No momento da abordagem, o celular de uma delas tocou do outro lado da linha era o seu marido que lhe perguntava se estava tudo bem. A dupla disse que reside em Primavera do Leste (MT), mas pegaram a droga em Coronel Sapucaia, onde a compraram por R$ 150,00 e levariam o produto para Rondonópolis (MT).
As adolescentes foram encaminhadas para a UNEI (Unidade de Internação e Educação dos Menores Infratores por causa da paralisação dos policiais civis.
fonte:http://www.capitalnews.com.br/

Polícia Civil e Guarda Municipal realizam curso técnico-operacional

                    


                    
Postura; fatores psicológicos; comportamentos tático e técnico; conhecimento da legislação e da área da atuação. Essa é a grade curricular que está sendo aplicada no curso operacional técnico para 37 agentes da Guarda Municipal de Corumbá nesta semana. O treinamento está sendo realizado pela Polícia Civil, através do Centro de Treinamento Tático e Segurança (CETTAS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá.

O curso, que foi dividido em duas etapas - teórica e prática -, conta com quatro instrutores da Polícia Civil de Corumbá e um instrutor-chefe, que veio do Rio de Janeiro, para aplicação do treinamento, o especialista em combate ao terrorismo e combate urbano policial, Geremias Junior. Serão 45 horas de capacitação.

"A ideia principal deste curso operacional é trazer novos conhecimentos para esses agentes que trabalham diretamente com a segurança da população. A violência é um fator que vem crescendo em todo o país, não é um fator isolado. O objetivo é capacitar para ocorrências em nível urbano, ou de fronteira, como é a localidade, para que tenham conhecimento da forma de abordagem, atuação e comportamento corretos, dentro da legislação vigente", explicou Geremias.

Além das noções de atuação em área urbana, o instrutor ressaltou que um dos itens reforçados nesse curso é a questão da área fronteiriça e que ensinamentos de combate ao terrorismo também são realizados. "Aqui é uma área de fronteira, e estamos em preparo para grandes eventos internacionais. Eles precisam estar preparados, pois os agentes estão em contato direto com a população e todo tipo de ataque, sempre ocorre no meio da população".

"A ideia de trazer o curso de treinamento de técnicas operacionais para a cidade e estendê-lo aos agentes, foi pela necessidade que o serviço disponibilizado por eles exige. Os agentes trabalham com o público e necessitam de noções e preparo para o trabalho direto de abordagem e de defesa", enfatizou o delegado do CETAAS em Mato Grosso do Sul, investigador Douglas Antônio, 42 anos.


30% de efetivo capacitado

fonte: http://www.diarionline.com.b/De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Corumbá, tenente-coronel Ubiratan de Oliveira Bueno, os 37 agentes que estão participando do curso representam 30% do efetivo atual em serviço.

"Esse curso operacional técnico representa uma qualificação nos serviços oferecidos pelos guardas municipais. Dessa forma, estaremos agilizando e qualificando o atendimento à população, evitando assim, possíveis transtornos. Paralelo a essa atividade, mais 10 agentes participam de um curso voltado à área de trânsito e outros 4 estão participando de curso para condução de emergências, ou seja, é uma otimização dos serviços prestados à comunidade", apontou o comandante.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deputado quer revogar Estatuto do Desarmamento e garantir direito de defesa aos brasileiros O Projeto de Lei já está tramitando

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) apresentou, nessa quinta-feira (19), projeto de lei que prevê regulamentar a aquisição e circulação de armas de fogo no país. O PL 3722/2012 revoga a lei atual, popularmente conhecida como “Estatuto do Desarmamento”. Extenso e cujos termos demonstram uma profunda análise técnica da matéria, o projeto estabelece uma nova sistemática regulatória para armas na sociedade brasileira, alinhada à realidade e, sobretudo, ao resultado do Referendo de 2005, quando 60 milhões de eleitores rejeitaram a ideia de se extinguir o comércio de armas e munições no Brasil.

Pela proposta, ainda que se prestigie a opção popular pelo acesso legal às armas, mantém-se um rígido controle do estado sobre sua comercialização, posse e, especialmente, porte. Além disso, o sistema de regulação é ampliado, preservando o controle central com a Polícia Federal, mas atribuindo às polícias estaduais atuar em conjunto no Sistema Nacional de Armas – SINARM.

O texto ainda traz para a própria lei a regulamentação de matérias que hoje se encontram esparsas, a exemplo das atividades dos atletas do tiro desportivo e dos colecionadores, categorias que, por desconhecimento ou preconceito, muito sofrem com um estigma injustamente sobre elas lançado. A proposta garante o exercício racional dessas atividades e as reconhece como verdadeiramente são, isto é, prática esportiva e preservação histórica.

Autor da proposta, o Deputado Peninha explica que sua elaboração partiu do clamor popular. “Minha atividade parlamentar se caracteriza pelo contínuo contato com a população, pessoalmente e nas redes sociais, onde a insatisfação com a lei atual é muito forte e de onde partiram pedidos sucessivos para que fosse mudada. A proposta que apresentei é fruto disso e tem como objetivo aliar a vontade popular ao controle efetivo e racional das armas pelo Estado”, afirma.

Para o deputado, “desde o resultado do referendo de 2005, o Estatuto do Desarmamento perdeu o sentido, pois todos os seus termos partiam da ideia da proibição do comércio de armas no país, e como a maioria esmagadora da população reprovou essa ideia, a lei acabou se distanciando da realidade”, pontua. “Além disso, se olharmos as estatísticas desde 2003, quando a lei atual entrou em vigor, vemos que ela não conseguiu reduzir as mortes e muito menos a criminalidade no país, sendo necessário se pensar em um modelo novo, a exemplo do que vêm fazendo os países com maior sucesso na redução da violência”, conclui o parlamentar.

Um dos maiores críticos da atual legislação, Bene Barbosa, presidente da ONG Movimento Viva Brasil, comemorou a apresentação do projeto. “O que temos assistido nos últimos anos é a insistência em manter uma legislação feita de afogadilho, baseada no falso clamor popular de que o desarmamento era um desejo da população. O novo projeto de lei trará enormes benefícios para segurança pública e para a garantia do direito à legítima defesa do cidadão brasileiro”, afirma.

A íntegra da proposta pode ser consultada neste link e as discussões prometem ser acaloradas.

Este texto pode ser publicado livremente desde que mantido em sua íntegra.
Maiores informações exclusivamete para imprensa:
Rafael Pezenti
Assessor de Imprensa - Deputado Federal Peninha (PMDB/SC) (61) 3215 5656

GUARDA MUNICIPAL DE ITAMBÉ (BA) EM CONJUNTO COM A PM PRENDEM ACUSADOS DE ROUBOS DE MOTOS

A Guarda Municipal de Itambé em operação junto com a Polícia Militar prenderam na manhã do último sábado (14/04) três pessoas envolvidas em furtos e receptação de motocicletas. Os veículos eram furtados na cidade mineira de Divisópolis.

Os mineiros Danilo de Jesus Lima e Marcos. de Jesus Silva foram presos quando se preparavam para vender uma motocicleta furtada na manhã deste sábado em uma residência naquela cidade. Eles tinham acabado de adulterar o chassis do veículo a fim de dificultar a sua identificação.

André de Jesus Santos, que no ano passado comprou uma Yamaha/YBR em mãos de Danilo de Jesus Lima, também foi preso por crime de receptação.

Danilo confessou para a polícia, que em quase um ano furtou e vendeu seis motocicletas, parte delas em Itambé.

A Polícia Civil investiga a participação de uma outra pessoa nos crimes e assim desbaratar, de vez, a quadrilha de ladrões de motos.

Fonte: http://www.itapetinganamidia.com/?p=10415










quarta-feira, 18 de abril de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) RECEBE ALVARÁ PARA FUNCIONAMENTO DE ESTANDE DE TIRO DA CORPORAÇÃO

Nos últimos meses a Guarda Municipal de Jacobina vem dando um grande passo em sua estrutura organizacional e preparando seus integrantes para que a corporação possa adquirir arma de fogo.

No último dia 10, a Prefeita Valdice Castro entregou ao Comandante da Guarda Municipal e vice-presidente da FEBAGUAM (Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais), Marcos Adriano (Comandante de Carreira), o alvará para funcionamento do Estande de tiro da corporação.
Mais uma vez, graças ao empenho da senhora Prefeita, estamos dando mais um salto gigantesco para a aquisição de nosso armamento. Primeiro enviamos um Guarda Municipal a cidade de Barueri em São Paulo, para ter formação e ser instrutor de armamento e tiro, agora adquirimos essa área onde serão realizados todos os treinamentos dos Guardas Municipais e durante todo o dia de ontem e hoje todos os GM’s estão passando por testes psicológicos aplicado pela Drª Mirandilva Aguiar que é credenciada a Policia federal em cumprimento a Lei 10.826/2003, o próximo passo será o curso de tiro para habilitar os GM’s aprovados nos testes psicológicos conforme Matriz Curricular para Guardas Municipais do Ministério da Justiça, comenta o Comandante Marcos Adriado que diz ainda ter total apoio da Prefeita Valdice Castro para a realização dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ILHÉUS INICIA RONDA ESCOLAR

            
                    
A Guarda civil Municipal de Ilhéus aturará na ronda escolar a partir desta segunda feira 16/04/2012. O projeto que já vem sendo realizado nas maiorias das cidades Brasileiras é sucesso total, e acaba de chegar no município.

A equipe também auxiliará os alunos nos horários de entrada e saída na travessia das ruas, em trechos e horários de tráfego intenso. “A escolha das escolas que farão parte do projeto e o roteiro foram pré-estabelecidos em reuniões com os diretores da escola e com representantes da Secretaria de educação”, explicou a titular da pasta da Educação, Lidiney Campos. Além das visitas, 10 das 22 escolas e mais seis unidades localizadas na zona rural do município receberão palestras de cunho educativo e preventivo, tendo como base diversos temas: Prevenção às drogas, Integração Família/Escola, Bullyng, Orientação, para o trânsito, pedofilia e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nota-se que tanto os colégios Municipais quanto os Estaduais em nosso país são carentes desse acompanhamento que hoje vem sendo feito pelas Guardas Civis.

Em Ilhéus todos os agentes de segurança da Guarda Municipal já se encontram preparados para a missão, alem de terem passados por curso de formação em uma companhia bastante respeitada na região, 80% dos agentes concluiu ou está concluindo o ensino superior e estão em sintonia com a Rede EAD SENASP.


As Guardas Civis Municipais vem desenvolvendo um papel fundamental na segurança publica em todo o Brasil, também não é atoa que esta instituição vem sendo reconhecida e aprovada pela sociedade por desenvolver um trabalho eficiente e de excelente qualidade.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Spark pode ser mais uma opção de, equipamento menos letal, a ser utilizado por Guardas Municipais no Brasil

  










Como não poderia deixar de ser, a Condor Tecnologias Não-Letais, aproveitou o evento da Interseg 2011 para marcar sua liderança no mercado nacional de armamentos não-letais com o lançamento em um coquetel, na tarde do dia 22 de agosto de 2011, de mais uma novidade: oDispositivo Elétrico Incapacitante (Pistola Elétrica) SPARK.


Questionado pelo DefesaNet sobre quais seriam as vantagens de se adquirir seu modelo em vez do já conhecido similar americano ou ainda sua versão chinesa, o Engenheiro Vilson Tolfo, criador da SPARK, fez questão de ressaltar inicialmente que se trata de um produto genuinamente nacional com o padrão de qualidade da marca Condor, destacando também que o valor de aquisição do produto estaria abaixo da principal concorrente, embora não se tenha mencionado o preço de mercado, além de contar com uma série de novidades de segurança e avanços tecnológicos.

Segundo a empresa o segredo da SPARK está em emitir ondas em formato senoidal amortecida com a atuação direta sobre o sistema nervoso e sistema nervoso central, causando contrações musculares e desorientação mental, incapacitando temporariamente o agressor sem causar dano irreparável em decorrência da ação.

O Eng. Vilson Tolfo ainda destacou a existência do que seria uma falha de projeto, identificada nas concorrentes e que levaria a muitos acidentes no momento de sua operação, sendo a forma de recarregar a arma com novo cartucho após a utilização do anterior, exigindo que o operador utilizasse as duas mãos para retirar o cartucho deflagrado e substituir pelo novo.

Se considerarmos o fato de o agente se encontrar em estado de estresse natural decorrente do conflito no qual já fez uso do equipamento e que possivelmente estaria ainda com o dedo no gatilho, ocorria que ao se colocar um cartucho novo na arma o operador poderia acionar o gatinho de forma involuntária, desperdiçando o disparo, quando não disparava na própria mão de apoio, ferindo-se.

Esta falha teria sido solucionada na SPARK com a implementação de um botão ejetor de cartucho, localizado logo a frente do gatilho que além de permitir que o agente utilize apenas uma das mãos para se alijar do cartucho utilizado (permanecendo a outra mão livre para pegar o novo e recarregar a arma mais rapidamente), obriga imediatamente ao operador a retirar o dedo do gatilho para ejetar o cartucho, evitando assim acidentes de disparo.

De forma a saber rapidamente se a arma está em modo de disparo ou não, luzes laterais indicam quando a arma está ativada e pronta para ser acionada. Além disto um visor traseiro, logo abaixo da alça de mira, indica também para o operador que a arma está ativada, seu estado de carga e modo de operação.

A empresa pensou ainda em uma maneira de se evitar que a SPARK seja utilizada de forma errada pelos agentes de segurança, permitindo aos órgãos de auditoria e corregedoria identificar quantas vezes a arma foi utilizada e por quem, instalando na SPARK uma memória digital interna, onde ficam registrados a hora, a data e quantos disparos foram efetuados, possuindo também a SPARK números de série específicos na pistola e cartuchos.

Visando evitar que a SPARK fosse utilizada contra o agente de segurança, em caso de perda do equipamento em virtude de combate corporal contra algum agressor, a Condor desenvolveu também um exclusivo sistema de inutilização temporária da SPARK denominado Chave de Neutralização localizada no lado esquerdo na arma logo acima da posição do polegar (destro) a qual fica presa por uma fiel ao cinto de guarnição, a guia da arma ou ao punho do operador. Quando a arma é subtraída do agente basta que ele puxe o fio e a chave imediatamente é ejetada impedindo que a SPARK funcione até que seja reposicionada. (Algo semelhante ao que vemos com as chaves de ignição dos Jet Skis que ficam presas por uma cordinha ao pulso dos pilotos e quando aqueles caem na água as chaves se soltam da ignição, desativando o aparelho e evitando acidentes.)

Uma tecla seletora permite também ao agente escolher o tipo de disparo que efetuará, podendo escolher o modo simples (no qual a descarga continuará pelo tempo em que o operador permanecer pressionando o gatilho) ou ciclo de 5 segundos (independente se o operador já soltou ou não o gatilho).

A SPARK possui ainda travas ambidestras, designador laser de alvo (mira laser), baterias recarregáveis e munições para alcance de 6, 8 e 10 metros e, a semelhança das concorrentes, em caso de ausência de cartuchos, poderá ser empregada como arma de choque de contato direto.

Outra grande vantagem de se adquirir o equipamento da Condor, segundo representantes da empresa, é poder contar com o já reconhecido pós-venda da empresa nacional, tratando diretamente com a mesma, em vez de um representante ou importadora de um produto estrangeiro.

Desta forma a SPARK vem a se somar ao já extenso portfólio da empresa fornecedora de equipamentos que visam garantir em primeiro lugar a preservação da vida humana, quando utilizada tanto pelos agentes de segurança pública quanto privada nas suas atribuições de segurança e proteção de pessoas e patrimônio.

fonte:http://guardaverde.blogspot.com.br