sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012 A TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS E FAMILIARES.

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA/BA DENUNCIA PREFEITURA POR MAU USO DA VERBA FEDERAL.



Um documento enviado por guardas municipais de Itabuna denuncia o mau uso das verbas federais que foram enviadas para a modernização do setor, o desvio de função dos veículos e até a compra de carros inadequados.
Segundo os guardas, a prefeitura investiu em "muita propaganda e exibicionismo". O acordado entre o município e o governo federal era a modernização da Guarda Municipal através de equipamentos permanentes.
Só que a central de rádiocomunicação, a central de monitoramento e a de alerme nunca funiconaram, mas "foram inauguradas umas três vezes". As viaturas foram compradas para policiamento comunitário preventivo e ronda escolar.
Mas os guardas dizem que os carros são usados para "fazer feira, levar recado de pessoas intimas do comando, levar e trazer funcionário para casa todos os dias (do Salobrinho)". Eles denunciam o mau uso da picape S10.
Ela deveria ser usada para fazer ronda na zona rural do município, mas virou carro particular do comandante. Além disso, ao invés do modelo diesel, a prefeitura comprou o tipo flex, mas barata e sem giroflex, apesar dos custos estarem previstos na verba.
O fardamento, alvo de escândalo na licitação, foi entregue parcialmente em julho deste ano, mas a qualidade era ruim e as fardas já estão desbotadas e os coturnos se rasgam sozinhos. "Foi dada só uma farda para cada guarda".
O convênio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e o município de Itabuna foi fechado em R$ 647 mil, com uma contrapartida da prefeitura de apenas R$ 7.360.


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Guardas Municipais de Araucária contam agora com porte de arma 24h









Araucária adquire mais uma conquista importante na segurança pública: é o 2° município do Paraná a ter uma guarda habilitada a ficar armada 24h. Até então, apenas São José dos Pinhais contava com a permissão no estado.
Os guardas da cidade que já possuíam porte de arma para revólver calibre 38 receberam ontem (21) a extensão da permissão de porte funcional de arma para o tipo pistola e também o direito a porte fora de serviço.

Foram 103 profissionais da Guarda Municipal de Araucária (GMA) contemplados. A Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal participou da cerimônia de entrega da carteira funcional com a certificação, que foi realizada no anfiteatro da Prefeitura.

De vital importância

O coordenador do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) no Paraná, Fernando Vicentini, acredita que o pioneirismo de iniciativas assim é importante frente às discussões do papel do Estado e dos Municípios na estruturação da segurança pública.

"O trabalho das guardas municipais é de vital importância. O papel estabelecido para o órgão na Constituição Federal de 1988 fica restrito perto do que é praticado. Engana-se quem acha que atualmente as guardas cuidam apenas de patrimônio público. Por isso a necessidade de mudanças e de mais estruturação para o setor", diz.

Preparo

Apesar das discussões sobre o paradigma de segurança pública como atribuição da polícia e da guarda serem recentes, Araucária tem investido e contribuido para ter uma corporação preparada a auxiliar a população e a polícia.

"O trabalho realizado em conjunto entre as polícias e a GMA tem sido bem visto pela população e constantemente elogiado. Gostaria de parabenizar os profissionais e dizer que tenho certeza que farão bom uso da certificação que acabam de receber", comenta o prefeito Albanor Zezé Gomes.

Agradecimentos

O diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), Adair Milani, agradeceu em nome de todos o empenho e as realizações feitas para estruturar a categoria na cidade.

"Hoje é um dia importante para nós. Estamos recebendo o tão esperado porte de arma 24 horas, o que demonstra mais uma vez reconhecimento e valorização por parte das autoridades com os profissionais que atuam dia a dia com comprometimento e profissionalismo", ressalta.

Milani cita como importantes para as conquistas recentes da Guarda Municipal o secretário de Urbanismo, Mario Torres (ex-secretário interino da pasta), o ex-secretário da pasta, Élcio Fuscolim, o atual secretário, Luiz Fernando Chemim e o prefeito.

Chemim aproveitou para reforçar o elogio a essas ações, que considera como resultado de confiança, que a corporação tem recebido."Esse é um momento único para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O prefeito tem um carinho muito grande pela GMA e firmou esse convênio com a Polícia Federal. Em breve teremos novas implementações na segurança", explana.

Mais segurança

No ano que vem a GMA e a população terão várias ações de destaque para comemorar, como a inauguração dos módulos blindados da GMA, a instalação de mais 16 câmeras de segurança pelas ruas da cidade, o quadro completo de 180 guardas municipais e a construção de uma nova sede para a instituição.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ARTIGO - ESTA FOTO REPRESENTA VOCÊ!


                        Foto - GCMF Daniela Motociclista IOPE

"Hoje eu quero destacar esta foto. Levou alguns dias para chegar até mim, mas finalmente está aqui.
Esta foto foi registrada no dia do incêndio na Comunidade Moinho. Para mim, essa imagem tornou-se emblemática, icônica: A coragem, a garra, a satisfação, a entrega... condecorados com lama e cansaço! Não serei eu quem vai destacar o nome do integrante da corporação, deixo isso a seu cargo se assim desejar. Para mim, esse integrante não tem nome, não tem gênero, não tem raça, não tem credo; esse é o 'Soldado Anônimo'. Cada um de nós, integrante de qualquer base da Guarda Civil Metropolitana, de qualquer guarda civil municipal do país, poderá se ver nesta imagem. Mais ainda: todas as corporações do Brasil estão representadas aqui. Não existe diferença quando se deve cumprir o dever. Não existe limites quando se deseja ajudar o mais necessitado. Certa vez um homem perguntou-me: Que satisfação existe em servir? A pergunta estava envolta por espinhos pejorativos, que mais destruiriam um forte do que encorajariam um fraco. Aquele homem jamais vai conhecer o verdadeiro sentido de servir, de se entregar. Aquele homem jamais demonstrará tal coragem, garra, satisfação e entrega. Aquele homem jamais compreenderá que orgulho poderá existir em usar uma farda marcada pela lama. Não, esta foto não representa aquele homem, esta foto representa você."


                             Texto - Dennis Guerra em 27/12/2011 às 10:35hs.
                                           Parabéns Dani, pelo registro!

IOPE - INCÊNDIO NA COMUNIDADE DO MOINHO

HISTÓRICO
O incêndio iniciou-se por volta das 10:00hs da manhã(22/12/2011). Em poucos minutos todas as viaturas de Operações Especiais se encontravam pelo local, juntamente com equipes das Inspetorias Bom Retiro e 25 de Março. Enquanto o IOPE utilizava o Ônibus de Tropa para resgatar moradores e levá-los a um local seguro, viaturas de área retiravam do local as crianças de uma creche próxima ao foco do incêndio. Um senhor foi socorrido pela equipe de Operações Especiais, após ter se lançado do 2° andar do prédio em chamas, com ferimentos decorrentes da queda e queimaduras de 2° e 3° Grau. Equipes se revezavam no apoio aos bombeiros, auxiliando no combate ao incêndio e outras isolavam a área de risco, enquanto moradores desesperados com as perdas esperavam uma chance de tentar recolher o pouco que lhe restavam. O Prefeito Gilberto Kassab esteve no local, assim como o Secretario Municipal de Segurança Urbana, Sr. Edson Ortega, para verificar as providências que estavam sendo tomadas. Por volta das 17:00hs, uma forte chuva auxiliou no controle das chamas. Porém, aumentava o risco nas proximidades do prédio onde iniciou-se o incêndio, pois com a tempestade, haveria um maior risco de desabamento do edifício condenado. Uma mulher, acusada de ser a possível autora do incêndio, foi resgatada por uma equipe IOPE do meio da multidão, que tentou linchá-la. A mulher foi encaminhada ao 77°DP para prestar esclarecimentos. Co a chagada da Defesa Civil e retirada do Corpo de Bombeiros, as equipes IOPE retoranaram à base de origem, com a satisfação do dever cumprido.

VEJA AS FOTOS EXCLUSIVAS PARTE I:























BRAVOS GUERREIROS, PARABÉNS!

Fonte - R7.com em 22/12/2011 às 23:57hs.

Ten. Cel. PM se aproveita de ocorrência e "joga" a população contra a Guarda Municipal de Tubarão

Os relatos abaixo dizem respeito ao caso do conflito envolvendo ambulantes e GM,s na última terça-feira. No texto abaixo publicado no Jornal Notisul de hoje (22), o Oficial deixa explícito que a PM, a qual ele representa está mais preocupada com o bom trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal de Tubarão do que em resolver os problemas críticos de tráfico de entorpecentes e assaltos em nossa cidade.
É complicado querer tirar proveito de uma situação isolada enfrentada pela GMT, enquanto muitos ainda não esqueceram de casos recentes em que PM,s se envolveram em situações críticas como foi a morte de um cidadão no Bairro Morrotes há pouco tempo atrás, a do PM que foi morto com a própria arma na grande Florianópolis no mês passado, sem contar aquele caso do PM que tirou a roupa e entregou a arma para adolescentes na região de Joinville, e tem ainda o caso do PM que embriagado gerou a maior confusão ao apontar a sua arma para si mesmo e para Guardas Municipais de uma cidade da serra gaúcha. Todos estes fatos ocorreram com uma instituição que cisma em perseguir uma outra, ao invés de se preocupar com seus problemas internos e com criminalidade que não é pouca. Abaixo seque a declaração do Sr. Comandante da PM de Tubarão.
Um boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar com o relato e nomes dos guardas municipais envolvidos, das testemunhas e das vítimas. “Encaminharemos para a Polícia Civil, Ministério Público e ao comando geral da PM de Santa Catarina”, informa o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini.

Neste documento, o comandante também menciona os fatos anteriores que envolvem a Guarda Municipal (GM). Entre estes, a questão dos travestis que ocupam a área próxima à rodoviária e a realização de blitze pela GM. “Ações ostensivas, como barreiras, buscas pessoal e veicular, e abordagens são de competência exclusiva da PM, conforme o decreto lei número 667”, esclarece o comandante.
Bertoncini não esconde a sua indignação. “A guarda deve passar por uma repaginação, ver o que realmente a sociedade deseja, rever os conceitos de atuação para que fatos como estes não ocorram mais”, lamenta o comandante.
Conforme ele, quando os guardas não usavam armas, este tipo de ação não ocorria. “Eles não são policiais, são guardas, têm que rever os conceitos, porque senão vão entrar em descrédito. É muito questionável a legalidade da atuação deles,” avisa Bertoncini. E faz um alerta a todo cidadão que se sentir lesado pela Guarda Municipal deve acionar a PM, por meio do 190.
É comandante, realmente não acontecia pois como aconteceu num passado recente o guarda desarmado acabava no hospital ou no cemitério!
Para quem quer o bem de Tubarão fica a pergunta; Por que refutar o trabalho de agentes que atuam pautados na legislação Federal e Municipal, estando tecnicamente, psicologicamente e legalmente aptos e autorizados conforme pareceres das Polícias Civil e Federal?
O que este oficial pensa ao incitar a população para que ao ser atendida pela GMT lique para o 190?
O Coronel conseque mensurar a amplitude e gravidade de suas declarações?
O Coronel praticamente compara servidores públicos que desempenham suas funções respaldadas pelo poder de polícia que lhes é conferido, com marginais e confunde ainda mais a nossa população que clama por segurança através da união de forças para combater a violência!
Caro coronel, questionável sim é fazer investigação de crimes comuns, como fazem os chamados P2, que exercem função de polícia judiciária(polícia Civil), ao arrepio da lei maior que é a nossa Contituição Federal!
Caro Coronel, só para exemplificar, uma das melhores polícias do mundo não se chama polícia e sim Guarda Civil(não militar) Espanhola, que exerce em sua plenitude o poder de polícia que lhe é conferido.
Será que nossa PM de Tubarão tem absoluto controle sobre a segurança pública de Tubarão e ainda tempo e efetivo de sobra para se envolver com um assunto institucional que não lhe diz respeito?
E para terminar, antes da Carta Constitucional de 1988, encontrava-se em vigor o Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, o qual em seu artigo 3°, alínea “a”, outorgava com exclusividade o policiamento ostensivo para as Polícias Militares, sendo ainda, inexistente o termo, policiamento preventivo.
Com o advento da nova Constituição, o referido texto legal foi tacitamente revogado, uma vez que não foi recepcionado pela Carta Magna, pelo fato de estar em completa contradição e desarmonia com o artigo 144, da atual Constituição Federal.

Deste modo, tivemos uma evolução no conceito de polícia ostensiva, e sucessivamente do policiamento ostensivo, o qual pressupõe o exercício do poder de polícia lato sensu, não mais limitado apenas a uma instituição e com uma única missão em específico, qual seja, “manutenção da ordem pública e segurança interna nos Estados”.
Por fim, o Coronel poderia provar se os Guardas Municipais não tem poder de polícia para fiscalizar os serviços municipais, ao contrário do que diz o parágrafo oitavo do artigo 144 da nossa Constituição?

FONTE: GCM Carlinhos Silva