sábado, 23 de fevereiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) REINICIA AS ATIVIDADES DO PROJETO ANJOS DA GUARDA


Projeto Anjos da Guarda retoma as atividades para o ano 2013.
No ultimo sábado dia (16), alunos e tutores da Guarda Mirim de Juazeiro, retomaram as atividade para o ano 2013, na oportunidade estiveram presentes os pais de alunos e tutores, segundo a coordenadora GCM Isabel Cristina, as expectativas são ótimas e podem atingir a meta em matriculas de (40) alunos entre jovens e adolescentes.
O projeto é voltado para o desenvolvimento de estratégias que viabilizem a melhoria do comportamento disciplinar no ambiente escolar e familiar das crianças e adolescentes da Escola CAIC, incluso no programa. O projeto social é uma realização da Guarda Municipal de Juazeiro e tem uma contra partida da Secretaria de Educação e patrocinadores.
 

Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro/BA

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FEBAGUAM VISITA A GUARDA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO E DENÚNCIA DESCASO COM A INSTITUIÇÃO E SEUS INTEGRANTES

                       
No dia 21 de fevereiro de 2013, a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, esteve no município de Simões Filho visitando a Guarda Municipal. Para a surpresa da Federação a GM recebeu diversos recursos provenientes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI, para investimentos na instituição, no entanto conforme verificado no local existe diversas irregularidades:
· Videomonitoramento – adquirido com recursos o Pronasci, não esta funcionando devido a falta de manutenção e a sala fica sempre trancada sem acesso dos guardas municipais;

                  
Imóvel onde funciona a sede da Guarda Municipal que segundo legislação municipal ele foi construído porém é alugado.
· Sede da Guarda Municipal – Para o Governo Federal, a sede é própria construída com recursos federais, porém não é verdade, e sim é um imóvel alugado na qual os guardas municipais podem ser despejados a qualquer momento devido a falta de pagamento ao locatário. E o mais interessante que aLei nº 883/2012, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2013, no Anexo I – Prioridades e Metas da Administração Municipal, prevê a construção da Unidade Administrativa da Guarda Municipal e que o mesmo documento afirma que a construção foi realizada. Contendo no mesmo anexo que existiu a Modernização da Guarda Municipal e Implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal com recursos do Pronasci (Convênios SENASP/MJ nºs 123/2008 e 163/2008). E para piorar a situação a Secretaria de Trânsito do município que alugar o mesmo prédio que atualmente funciona a sede da Guarda Municipal para implantar no mesmo a sede da secretaria e despejar a GM.
· Rádios comunicadores – Só atingem no máximo um raio de 250 metros de distância e não existe uma antenas amplificadora do sinal para cobrir toda a área urbana do município.
                      
Placa de inauguração da sede da Guarda Municipal com o logotipo do Governo Federal e do Pronasci indicando a presença de aplicação de recursos
· Viaturas e motos – Estão paradas por falta de combustível e manutenção, e quando algum guarda municipal precisa de um apoio em algum posto de serviço o agente precisa tirar do próprio bolso para abastecer para socorrer alguém, sendo que as motos além de paradas por falta de manutenção e combustível, estão também sem o lacre obrigatório do emplacamento de qualquer veículo pelo Detran.
                         
                                 Viaturas paradas por falta de manutenção e combustível

                        
Motos adquiridas com recursos do Pronasci paradas por falta de manutenção e combustível

                        
                             Motos emplacadas porém sem o lacre obrigatório do Detran
· Escala de serviço – Neste documento aparecem servidores que são concursados como Gari, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilantes todos exercendo a função de Guarda Municipal em diversos postos e vestindo a mesma farda da instituição GM.
· Gratificação de Risco – os guardas municipais não recebem adicional de periculosidade, algo inerente a função devido ao risco que este servidor esta exposto no seu cotidiano, inclusive em postos que já tiveram assaltos, arrombamentos e disparos de arma de fogo como o Mercado Municipal.
Esta a realidade da Guarda Municipal de Simões Filho, enquanto isso o este mesmo município desponta como um dos maiores índices de violência da Bahia e do Brasil. A Guarda Municipal poderia estar desenvolvendo projetos como o “Paz nas Escolas” da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, que reduziu no período de um ano entre 2011 e 2012 em 95% os índices de ocorrências de violência nas escolas municipais, podendo fazer um trabalho semelhante ao da Guarda Municipal de Salvador no carnaval 2013 que apreendeu mais de 15 mil armas brancas, fazer também como a Guarda Civil Municipal de Itapetinga com o projeto “Guarda Mirim Municipal” que promove aulas de cidadania, ética, disciplina e educação ambiental e social, e também como a Guarda Municipal de Lauro de Freitas com o projeto “Diga não as Drogas” que com palestras e um bate-papo interativo com os jovens nas escolas municipais ajudam a manter os mesmos conscientes do uso indevido desses entorpecentes e suas conseqüências ruins.
E para completar essa denúncia de descaso anexamos a seguinte matéria publicada no Blog News SAJ:

PREFEITO DE SIMÕES FILHO E MAIS CINCO PESSOAS SÃO CONDENADAS POR FRAUDE EM LICITAÇÕES
A Justiça Federal condenou o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, três membros da comissão de licitação local e dois empresários por improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público, uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União apontou fraudes em pelo menos 12 processos licitatórios realizados entre os anos de 2003 e 2004 com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (Fundef).
De acordo com o MP, os empresários sócios da empresa Xistel foram beneficiados em todas as licitações mencionadas. Os réus foram condenados ao pagamento de multa e ficaram proibidos de contratar com o poder público ou dele receber benefícios creditícios ou fiscais pelo prazo de três anos. No entanto, o Ministério Público requereu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) o aumento das penas aplicadas.
Publicado em: http://newssaj.blogspot.com.br/2013/02/prefeito-de-simoes-filho-e-mais-cinco.html

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) JÁ NÃO POSSUI MAIS O GRUPAMENTO AMBIENTAL

                         

O Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Maragojipe foi criado ainda na Gestão do Prefeito Silvio Ataliba, o com o objetivo de desenvolver atividades de prevenção e fiscalização Baía do Iguape, por meio de um Termo de Reciprocidade entre o ICMbio e Prefeitura Municipal de Maragojipe, onde chegou a desenvolver inúmeras ações como uma operação conjunta com o Ministério Publico, Policia Militar, ICMbio e Guarda Municipal onde demarcou e embargou varias construções irregulares e aterros dos manguezais, varias reuniões com pescadores e moradores ribeirinho com a intenção de alertar sobre os perigos da pesca com explosivos e a importância do Defeso. O Grupamento Ambiental acreditava e apostava na preservação começando logo cedo com as crianças , foram muitas palestras e atividades recreativa desenvolvida por esta parceria entre a Guarda Municipal de Maragojipe e ICMbio, mais infelizmente tudo isso acabou, hoje não existe mais o Grupamento de Proteção Ambiental, é importante dizer que Maragojipe foi o pioneiro neste trabalho, servindo de exemplo para que varias cidades, como a exemplo de Salvador e Lauro de Freitas que estiveram varias vezes para acompanhar as ações desenvolvidas pelo Grupamento, Por fim a titulo de informação os trabalhos desenvolvidos aqui em Maragojipe virou tema de discussão no V Congresso Paulista de Guardas Municipais realizado em Santos- SP em 2012, lamentável deixar um projeto de sustentabilidade se acabar assim.

                      


                       


                      


Fonte: http://maragojipe-bahia.blogspot.com.br/2013/02/grupamento-ambiental-da-guarda.html

GCM participa de treinamento no Centro de Formação e Requalificação em Piracicaba


                 
Entre os dias 18 e 20 deste mês os Guarda Civis Municipais Rezende e Belo da Equipe do GAPE da GCM Botucatu, estiveram participando de um Curso de Controle de Distúrbio Civil na cidade de Piracicaba, mais precisamente no Centro de Formação e Requalificação da GCM daquela cidade. O curso foi ministrado pelo Sub-Tenente Cícero e 3º Sargento Hewer, ambos do Exército do Exército Brasileiro.
As técnicas passadas a cerca de 50 GCM's de Botucatu, Piracicaba, Rio Claro, Limeira e Brotas, que participaram do treinamento, foi totalmente adequado a realidade das Guardas Civis Municipais, além do amparo legal e constitucional em suas eventuais ações de controle de distúrbios.
Como qualquer instrução na área de agentes de segurança foi abordado firmemente os aspectos jurídicos, suas consequências, uso progressivo da força, uso diferenciado da força, formação de choque, uso de escudo, capacetes específicos de CDC, uso de equipamentos não letais, além da postura e o perfil do agente que participa de uma equipe especializada e o preparo físico e psicológico durante as ações. O treinamento faz parte do programa de formação e requlificação continuada dos agentes da GCM.

TONINHO ANDRADA ASSINA DECRETO INSTITUINDO O CENTRO OPERACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA

                Local onde será instalado o "Centro Operacional expedicionário Álvaro Jabour".

                        
A nova sede da Guarda Municipal de Barbacena já tem nome. O Prefeito Municipal Toninho Andrada assinou na última terça-feira o decreto nº 7383/2013, instituindo a nova sede, que se chamará "Centro Operacional Expedicionário Álvaro Jabour" e será instalado na rua Egberto Hallais França, no bairro Valentim Prenassi, onde antes funcionava o Oratório da congregação Salesiana.
O nome dado ao "Centro Operacional da GMB" e uma homenagem ao ex-pracinha barbacenense que lutou na II Grande Guerra Mundial.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PAI COME FILHO DE UMA SEMANA DE NASCIDO NA FRENTE DE DEZENAS DE PESSOAS

                 
                           Pai com o corpo da criança nos braços

Um fato que chamou muita a atenção e nos deixa aflitos de tanta barbaridade, foi
com relação a um pai que acabou comendo um filho recém nascido.
O fato aconteceu no município de Tabubil, Província do Oeste, de Nova Guiné. O
bebê que tinha apenas uma semana de nascido foi morto com requintes de
crueldade pelo papai que acabou comendo a criança ainda viva na frente de dezenas
de pessoas.
Após ser preso o pai do recém nascido alegou que estava em estado de choque.

MULHERES ACUSADAS DE FURTAR UMA BALANÇA NA CENTRAL FORAM DETIDAS PELA GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA


                  

Por volta das 17h desta segunda-feira (18/02), os Guardas Municipais Hélio Nascimento e Acássio conduziram e apresentaram no Complexo Policial, as pessoas de Andressa Santos Miranda, 19 anos, residente na Rua “A”, Casas Populares, e Graziene Souza Santos, 24 anos, residente na Rodovia Itororó / Rio do Meio, próximo a estação rodoviária, Itororó, as quais foram acusadas de arrombarem uma barraca na Central II de Abastecimento, tendo furtado uma balança.

As mulheres estavam nas proximidades da Central de Abastecimento na Travessa Humberto de Campos, e foram detidas pela GCM de Itapetinga, inclusive transportando a balança da referida barraca, conforme B. O Nº 000848/2013.

Ambas foram autuadas em flagrante e foi arbitrada fiança de um salário mínimo, mas alegaram não ter o dinheiro e vão responder atrás das grades, pelo menos, por enquanto.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Itapetinga: Após denuncia operação é realizada para combater “PROSTITUIÇÃO INFANTIL”

                 

Após denuncia feita pelo locutor Nivaldo Viana, em seu Programa “Na Boca do Povo”, em uma emissora de Rádio de Itapetinga, e ter veiculada a notícia na internet, nos Blogs: Itapetinga agora e Blog do Diga Diga, uma operação foi montada para combater a prática de “PROSTITUIÇÃO INFANTIL” no centro de Itapetinga. Na noite de sexta-feira (15) e sábado (16) uma equipe composta por membros do Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Policia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Social representado pelo CREAS, saíram em dirigência pelas ruas da cidade em busca da prática denunciada pelos meios de comunicação, mas nenhum flagrante foi autuado. Segundo informações do presidente do Conselho Tutelar de Itapetinga, Clébio Lemos, “as abordagens vão continuar, e ressalta que as denuncias na mídia são positivas”.

Da Redação.