quinta-feira, 11 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA,INAUGURA TELECENTRO.

TELECENTRO GM DANIEL ALMEIDA JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO, CONSIDERADO UM DOS MAIS AVANÇADOS…
           
O TELECENTRO GM DANIEL ALMEIDA, da Guarda Civil Municipal de Itapetinga, localizado na Rua Tomé de Souza, 83, Centro, já se encontra em funcionamento. O Telecentro conta com excelente estrutura, 20 computadores novos com processadores Dual Core, Monitores Samsung, de 19 polegadas, de alta resolução, Sistema Operacional Linux, CPU’s com leitores de cartões e entrada USB frontal.

O Telecentro é um espaço público provido de computadores conectados à Internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. Foi viabilizado através de convênio da Prefeitura Municipal de Itapetinga com o Ministério da Justiça por intermédio do Departamento da Guarda Municipal, responsável pela execução.

Tem como objetivo criar e equipar o Laboratório de Informática para promover o acesso dos Membros da Guarda Municipal à tecnologia da informação, proporcionando o acesso destes membros, que não possuem computador particular, aos Cursos Promovidos pela Rede EAD da Secretaria Nacional de Segurança Pública. E ainda, utilizar esse espaço para o acesso da comunidade, transformando-o em um espaço público onde pessoas possam utilizar microcomputadores, a Internet e outras tecnologias digitais que permitem coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades digitais, essenciais para a vida em sociedade no século XXI.

A Associação Comunitária Rosa Branca, o CIED e o Projeto Recomeçar (Medida Sócioeducativa), através da Secretaria de Desenvolvimento Social já manifestaram interesse e aproveitaram o ensejo para visitar as instalações.

O TELECENTRO GM DANIEL ALMEIDA está sendo coordenado pelo Guarda Municipal José Francisco, que está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistema na UNOPAR (último semestre). O GM Francisco será responsável pela coordenação, Instrução, suporte e manutenção.



                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  

terça-feira, 9 de abril de 2013

GCM DE ITAPETINGA MINISTROU CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA GUARDA MUNICIPAL DE CAATIBA-BA

                 

Com 100% de aproveitamento, a Guarda Civil Municipal de Itapetinga ministrou com êxito o Curso de Capacitação para a Guarda Municipal de Caatiba, entre os meses de fevereiro e março de 2013.
Com carga horária de 100 Horas, dezesseis membros da Guarda Municipal de Caatiba receberam Instrução de Guardas Municipais experientes que compõem o quadro da GCM de Itapetinga, visto que Itapetinga possui a Guarda Municipal mais estruturada do interior do estado, referência na Bahia e em boa parte do país.

A GCM de Itapetinga foi a primeira Guarda Municipal do estado da Bahia a utilizar a Pistola Taser após capacitação por instrutores da Polícia Federal. A GCM de Itapetinga tem firmado parceria de resultado com a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) através de convênio celebrado com a prefeitura municipal ao longo dos últimos anos.

A verba oriunda do convênio tem sido utilizada na estruturação e qualificação da Guarda Municipal de Itapetinga, com mais de quatro décadas de existência, com relevantes serviços prestados à comunidade.

A GCM tem colaborado com a prevenção à violência e a criminalidade, desenvolvendo trabalho educativo, ronda escolar, preservação do maior patrimônio do município (o cidadão), atuação em conjunto com os órgãos de segurança pública do município, participado de Cursos de Capacitação, Qualificação Profissional, incentivo à formação e graduação dos seus membros, visto que parte do efetivo já concluiu o ensino superior, outros estão avançando em áreas específicas, por todas essas razões a GCM de Itapetinga está qualificada para contribuir com a formação de Guardas Municipais em todo o país.

Os Guardas Municipais de Caatiba participaram das seguintes Matérias Aplicadas:
Ordem Unida E Disciplina
Procedimento do Guarda Municipal no Posto de Serviço
Patrulhamento Preventivo da Guarda Municipal / Guarda Comunitária
Uso Progressivo da Força, Equipamentos Letais e Não Letais.
Noções Básicas de Primeiros Socorros E Combate A Incêndio.
Técnicas e Procedimentos Operacionais (TPO) das Guardas Municipais
Guarda Municipal e a Constituição Federal, Art. 144, Inciso 8º. Lei 10. 826/ 2003.
Defesa Pessoal / Tonfa
Noções de Direito Penal e Processo Penal, Artigo 5º da Constituição Federal
Preservação Ambiental
Ordenamento do Trânsito


Carga horária de 100 horas / Aulas Prática e Teórica.

O Curso foi ministrado por Instrutores Experientes e Qualificados: Os Guardas Municipais Givaldo Viana (Comandante da GCM de Itapetinga), 
Marciano Flores, Roberto Caetano, Hércules Ferreira,
 Alexandre Silva, Marcio Ramos, Joabe Alves, Maria Neta, João Edilton, um Policial Militar da 8ª CIPM e membros da Brigada de Urgência e Emergência da Vulcabras/Azaléia, sob a supervisão do bombeiro Alexandre.
Guardas Capacitados: 16 Guardas Municipais.
Comandante da GM de Caatiba – SD PM Nunes Neto
Supervisor do Curso: GM Givaldo Viana (Comandante da GCM de Itapetinga)
Prefeito: Junior Mendes
A Formatura ocorreu no dia 08 de março de 2013 na sede do município.