sexta-feira, 13 de julho de 2012

GCM São Paulo/Inspetoria Regional de Campo Limpo Prende ladrões que roubaram veiculo dos Correios em flagrante


Na data de 12/07/2012, equipes de Proteção Escolar fazia deslocamento a Inspetoria Regional de Campo Limpo para cumprir Portaria 242/2012, quando foram avisados de que na Rua José Martins de Aguiar 172, ( a menos de 50 metros a Inspetoria Regional de Campo Limpo ) estava acontecendo um Roubo, logo foi informando pela equipe da P40.116, onde demais integrantes estavam em cumprimento da Portaria 242/2012, que saíram em apoio as demais equipes. 


Os ladrões fugiram com o veiculo roubado, as viaturas fizeram o cerco,e ao perceberem os Guardas Civis perderam o controle do Veiculo e colidiu no portão de uma residência na rua Charles Meryon 170 Jardim Gismar ( Capão Redondo ), ainda tentaram empreender fuga mais foram capturados pela equipes que que faziam o cerco e patrulha nas mediações dos acontecimentos.


Levado para reconhecimento, a vitima reconheceu os dois, como os autores do crime. A vitima entrou em contato com a empresa ( Correios ) para informar que o veiculo e as mercadorias que pertenciam a uma loja de magazine e outra loja de medicação, fora recuperados pela Guarda Civil Metropolitana.
                    
Vitima e autores do crime foram conduzidos a autoridade de plantão, onde o mesmo solicitou que fosse encaminhado a Policia federal, uma vez que a Empresa de Correios e Telégrafos ( Correios ), é uma empresa da União.
Comentário do Blog:
Parabéns aos Guardas Civis, que não se importaram em atender a sociedade, tirando das ruas dois agressores do convívio social, e deixando de lado a Portaria 242, pois o importante é o bem estar da população. 
Link da Portaria 242
Foto: Inspetoria Regional de Campo Limpo

Botucatu: Trabalho conjunto resulta em prisão de acusado de assaltos


                            

Fotos: Valéria Cuter
Um trabalho conjunto realizado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) com os policiais Caio e Virgílio e Guarda Civil Municipal (GCM) com os agentes Trombaco, Adeilson e Rezende, culminou com a prisão de Danilo Eduardo de Campos Raul, de 21 anos, conhecido pela polícia como Alcáida. A prisão foi realizada na Rua Francisco Augusto Teixeira, no Jardim Monte Mor.
O indiciado estava com a prisão temporária decretada por crimes de roubos. “Dois roubos nós temos a certeza de que ele está, diretamente, envolvido, mas estamos investigando outros crimes em que tenha participado”, disse o delegado Celso Olindo.
Destaca o delegado que Danilo Raul participou do assalto contra o Auto Posto Castelinho, no mês passado. Teria juntamente com um comparsa chamado Milton Carneiro de Lima, de 27 anos, que já está preso, invadido o posto em uma motocicleta, rendido a funcionária da conveniência e um cliente, usando uma faca. A dupla fugiu levando R$ 150,00 e um telefone celular.
Outro roubo imputado a Raul foi na noite do dia 18 de junho, contra uma família na Chácara Nossa Senhora das Graças, área rural da Cidade de Pardinho. Ele e mais dois companheiros com revólveres e encapuzados, invadiram a casa da chácara, renderam a família de Carlos Alberto Galvani e roubaram vários objetos. Além de Danilo Raul estavam nesse assalto, Tiago Vinícius Burgarelli de Albuquerque, de 21 anos e Adriano Rodrigues da Silva, de 34, ambos presos horas depois do crime pela Polícia Militar (PM).
O acusado que foi assistido na delegacia pelo advogado criminalista Everaldo Cecílio, disse que seu apelido não é Alcáida e sim Nilo e não tem envolvimento com os roubos. “Não fiz nada disso, não. Sou um cara anti-roubo. Não gosto que ninguém tire nada de mim assim como eu não tiro nada de ninguém. Sou técnico em informática e não preciso roubar para viver. Tenho ficha limpa, residência fixa e tudo que estou dizendo vai ser provado”, garantiu.


Fonte: http://www.acontecebotucatu.com.br/Cont_Default.aspx?idnews=9892&catnews=967

Botucatu: Condenado por roubos e furtos é capturado pela GCM


Foto: Valéria Cuter

Renato Aparecido Gonçalves da Silva, de 34 anos de idade, foi preso na tarde desta quinta-feira (11), em uma ação dos agentes Jayme e Amanda, da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida Paula Vieira, região da Vila Ema, onde funciona o Centro de Atendimento ao Migrante Itinerante e Mendicância (CAMIM).
Esse cidadão estava foragido há vários meses da Colônia Penal Agrícola de Bauru. Foi condenado a 12 anos por crimes de furtos e roubos (juntando as duas penas), tendo, ainda, mais quatro anos para cumprir e foi beneficiado com o regime semi-aberto. 
“Ele estava no CAMIM e se sentiu incomodado ao perceber a viatura. Fizemos o levantamento de sua ficha criminal e constamos que estava sendo procurado”, observou Amanda. “Agora deverá ser reconduzido à prisão para terminar de cumprir e pena que lhe resta”, complementou Jayme.
O capturado alegou que foi beneficiado pela Justiça e estava trabalhando durante o dia e dormindo na cadeia. “Sei que fiz besteira em ter fugido, mas estava cansado de trabalhar durante o dia e dormir na cadeia. Um dia deu na “telha” de não voltar mais e passei a viajar por muitos lugares, fazendo bicos para arrumar dinheiro pra comer e dormia em qualquer cantinho. Agora vamos ver o que vai acontecer comigo”, frisou. 

Bragança Paulista – Segurança : Guarda Civil participa de Cursos de Controle de Distúrbios Civis em Diadema

           
                            Treinamento Guarda Municipal de Bragança Paulista


A Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista participou do Curso Controle de Disturbios Civis,na cidade de Diadema, no último final de semana.
Sete cidades participaram do curso, que contou inicialmente com a participação de 40 pessoas, sendo que sete dos participantes desistiram do treinamento no decorrer do curso.
Entre outras coisas, durante o curso, os GCMs, Mauro, Alex, Henrique e Custódio receberam orientações por exemplo, de qual a finalidade do Grupamento de Choque, e de conceitos do que é aglomeração, multidão, manifestação, tumulto, distúrbio interno ou civil, calamidade púbilica, perturbaçção da ordem pública, entre outros bem como as causas dos distúrbios que podem ser sociais, políticas, economicas, etc.
O curso contou com 5% de teoria e 95 % de prática. Entre outras coisas, os GCMs receberam orientações de:
- formação básica (coluna por três e por dois),
- formação ofensiva (linha, cunha e escalões),
- formação defensiva (guarda alta e baixa, guardas baixa emassada e alta emassada)
- formação de ataque (carga de cassetete).
Além disto, aprenderam sobre comandos de voz, tipos de deslocamento, entre outras coisas.
Fonte: Ana Maria de Oliveira / DIMP BP

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Guarda Civil Municipal de Juazeiro inicia cursos de capacitação para os seus agentes


(Foto) Arquivo do Blog

Teve início esta semana o curso de capacitação dos Guardas Municipais de Juazeiro,
Os cursos de primeiro socorros e prevenção e combate a incêndio será aplicado há todo contingente, e expandirá aos (32) novos agentes com o curso de formação.Os Cursos de Capacitação a serem realizados são provenientes de verbas liberadas pelo Ministério da Justiça e de contra partida do município.

CURSO DE FORMAÇÃO EM 2003
( FOTO) ARQUIVO DO BLOG
A Guarda Civil Municipal vem desenvolvendo o trabalho na área de vídeo monitoramento, Policiamento Ostensivo e Rondas, auxiliando na segurança pública. Hoje a Instituição conta com vários grupamentos e com um contingente de (74) agentes no seu quadro efetivo.

Guardas Municipais terão cadeia exclusiva em Campinas


                                    Atualmente, GMs condenados vão para presídios comuns

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), sancionou ontem lei que autoriza em Campinas a construção de uma cadeia especial para guardas municipais. O presídio exclusivo seria utilizado por todos os guardas municipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Segundo o autor do projeto de lei, o vereador Rafael Zimbaldi (PP), os guardas que são presos são encaminhados para os presídios comuns. Zimbaldi disse que três GMs estão presos em penitenciárias da RMC.
“Os policiais militares e civis têm direito a prisão em presídio especial. Quando há manifestações dentro nas cadeias, esses GMs presos são utilizados como reféns. A construção de uma cadeia especial foi pedia pela própria categoria”, explicou o vereador.
Em Campinas, foram exonerados desde a criação da Guarda Municipal quatro GMs, sendo que dois deles foram recontratados por meio de medida juciail. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, as demissões ocorreram por “condutas indevidas” – que podem ser avaliadas como, por exemplo, embriaguez durante o expediente.
Há várias sindicâncias, mas a secretaria não tinha um levantamento sobre o número dos processos administrativos. A construção do presídio, porém, deve ser mantida por meio de um convênio com o governo do Estado. Segundo Zimbaldi, o prédio deve ser utilizado por GMs em prisão temporária ou provisória. Neste caso, podem ser incluídos os que podem ser presos por dívida de pensão alimentícia.
O presídio terá de ter corpo administrativo, manutenção, ambulatório médico, alimentação e infraestrutura necessária para manter o local, e sua segurança será feita por GMs.


fonte:http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000516334

Suspeitos de assalto são detidos por guardas municipais em João Pessoa


Assaltantes foram presos por guardas municipais

Dois suspeitos foram algemados após roubarem celulares.
Eles estavam armados com facas, diz guarda municipal.

Dois suspeitos de assaltos foram detidos na noite desta terça-feira (10) por guardas civis municipais no Centro de João Pessoa. Segundo o guarda Pessoa, um homem e um adolescente armados de facas tomaram o celular de um rapaz próximo ao Mercado Central da capital paraibana.
A Moto Patrulha da Guarda Municipal estava fazendo rondas e prendeu os suspeitos. Os dois guardas estavam armados, o que facilitou a prisão. Segundo Pessoa, a categoria tem treinamento para usar armas de fogo quando foi necessário.
Os rapazes suspeitos do crime foram algemados e ficaram deitados no chão à espera da polícia. Eles foram encaminhados à 1ª Delegacia Distrital, onde devem ser autuados.

**CONCURSO**: GCM SP abre 224 vagas para concurso em 2012


Informe-se aqui sobre o Concurso Público aberto pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) de São Paulo, para o preenchimento de 224 vagas, através da execução da empresa MS Concursos.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), em São Paulo, abriu Concurso Público, destinado ao preenchimento de 224 vagas em cargos de Guarda Civil Metropolitano (1ª Classe), Inspetor, Inspetor Regional e Inspetor de Agrupamento, através da empresa MS Concursos.
SOBRE AS VAGAS
Do total de vagas, 117 vagas são destinadas ao cargo de Guarda Civil Metropolitano (1ª Classe); 41 vagas de Inspetor; 54 vagas de Inspetor Regional; 12 vagas de Inspetor de Agrupamento.
INSCRIÇÕES
As inscrições para este concurso devem ser realizadas através do site da MS Concursos, até o dia 31 de julho de 2012.
PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo deste concurso será composto por provas objetivas e de Redação.
A data das provas será divulgada posteriormente, no site da MS Concursos.
INFORMAÇÕES
Maiores informações podem ser obtidas, através do site da MS Concursos e no site da Guarda Civil Municipal de São Paulo. Nos mesmo sites você poderá acessar o Edital do concurso.
Fonte: http://www.grzero.com.br/gcm-sp-abre-224-vagas-para-concurso-em-2012/
fonte II: http://gcmsbo.blogspot.com.br/

GCM participa do desfile do 80º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932



Imagem do post
Dois inspetores são homenageados com a Medalha Constitucionalista Nove de Julho
A Cerimônia, organizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, aconteceu na Avenida Pedro Alvares Cabral, em frente ao Obelisco do Parque do Ibirapuera e homenageou diversas autoridades públicas e representantes da sociedade civil.
A Guarda Civil Metropolitana participou, nesta segunda-feira (9/07), no Parque Ibirapuera, do 80º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Na ocasião, 60 guardas desfilaram juntamente com a banda musical da corporação, em memória aos heróis que faleceram lutando pela democratização do país, em 1932. Em 26 anos de história, a GCM sempre marcou presença nesta solenidade.
No evento, personalidades foram agraciadas com a Medalha Constitucionalista (M.M.D.C), instituída em 10 de maio de 1989 – através do Decreto 29.896 - criada para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e relevantes serviços prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, tornaram-se dignas de especial distinção.
Pela GCM, foram condecorados o Comandante Superintendente de Operações, Inspetor Regional Marcus Rós Moreira e a Comandante Operacional Centro, Inspetora Lindamir Magalhães Carneiro de Almeida.
Além da Guarda Civil Metropolitana, participaram da solenidade a Marinha Brasileira, o Exército Brasileiro, a Força Área Brasileira, a Polícia Militar, a Associação de ex-Combatentes (FEB), a Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU – SP, autoridades e entidades civis.
Na solenidade, ainda foi realizado enterro simbólico e deposição das flores nas urnas de três ex-combatentes que faleceram na constituição.
Sobre a Revolução
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último, dois dias depois da rendição paulista. Neste período, 35 mil voluntários lutaram.) com 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2.200. São Paulo, depois da revolução, voltou a ser governado por paulistas.
Texto: Gláucia Arboleya
Foto: Guty