sábado, 5 de maio de 2012

REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL NA LAAD - RJ

                                
Presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais - Cmt Joel Malta de Sá - GCM SP

                 
                 Integrantes do CNGM em reunião durante o LAAD no Rio de Janeiro RJ

Nos dias 10 e 11 de abril de 2012, no Rio Centro na cidade do Rio de Janeiro, na Sala de Reuniões dos Órgãos Policiais na Feira de Segurança – LAAD foi realizada reuniãocom a Diretoria do Conselho Nacional das Guardas Municipais.
O Ministro da Justiça Dr. José Eduardo Cardozo, bem como a Secretária Nacional de Segurança Publica, Dra. Regina Miki, estiveram presentes na abertura do Evento.
Em conversa com o Ministro da Justiça, o Presidente do Conselho solicitou que o mesmo apressasse o encaminhamento dos trabalhos realizados pelo Grupo criadopela Secretaria Nacional de Segurança Publica a fim de propor o Marco Regulatório das Guardas Municipais, tendo o Sr. Ministro informado que irá agilizar o andamento dos trabalhos.
A reunião foi aberta pelo Cel PM Lima Castro – Comandante Geral da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o qual deu as boas vindas aos participantes e falou dos grandes avanços e conquistas da Guarda Municipal daquele Estado.

Na reunião foram tratados vários assuntos de interesse das Guardas Municipais, dentre eles:

1. Andamento dos trabalhos de criação do Cadastro Nacional Informatizado das Guardas Municipais, o qual terá informações em tempo real de todas as Guardas Municipais.

- Os Presidentes Regionais estão entrando em contato com os Comandantes de Guardas Municipais e colhendo os dados necessários para o cadastro.

- É importante que todas as Guardas Municipais preencham os questionários encaminhados para que tenhamos informações precisas e confiáveis de todas as Guardas Municipais no Brasil.

- Estamos solicitando que as Guardas Municipais indiquem os servidores que irão inserir os dados no sistema, estes servidores serão treinados e receberão senhas para acessarem o sistema.

2. Realização do 22° Congresso Nacional das Guardas Municipais.

- O 22° Congresso Nacional das Guardas Municipais será realizado na Cidade de São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2012, no GrandeAuditório da São Paulo Turismo.

- Dentre as autoridades convidadas estão Presidente da República Dra. Dilma Roussef, o Senhor Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso Cardozo, a Secretaria Nacional de Segurança Publica Regina Miki, dentre outras autoridades.

- Todos os Guardas Municipais estão convidados para o Evento.

- Durante o Congresso haverá um espaço para a reunião de Comandantes e Dirigentes de Guardas Municipais.

- O CNGM vai publicar Nota sobre o Congresso.

3. Divulgação dos Trabalhos realizados pelo Grupo de Trabalho criado pela SENASP a fim de propor o Marco Regulatório das Guardas Municipais.

Isenção de IPI para aquisição de veículos e equipamentos para as Guardas Municipais.

Isenção de tarifa para uso pelas Guardas Municipais do número 153.

Regulamentação de acesso das Guardas Municipais as informações do INFOSEG (A Portaria do Ministério da Justiça será publicada em breve).

Padronização do Código de Conduta para as Guardas Municipais (Regulamento Disciplinar Unificado em nível nacional).

Padronização de uniformes na cor azul ( para as Guardas Municipais localizadas em Estados onde a Polícia Militar utiliza uniforme na cor azul o uniforme será na cor caqui).

Padronização de grafismo para identificação de viaturas e motocicletas.

Modelo Único de Projeto de Lei para criação de Guardas Municipais.

Modelo de Edital para ingresso na Carreira de Guarda Municipal.

Plano de Carreira, Cargos e Salários.

Aposentadoria Especial.

Revisão das Atribuições das Guardas Municipais (As Guardas municipais além da proteção dos bens, serviços e instalações devem proteger principalmente o cidadão).

Prisão Especial.

Reforçar a Atuação das Guardas Municipais no trânsito dos municípios.

Diretrizes para a Formação de Guardas Municipais.

Proposta de alteração da Matriz Curricular da SENASP para as Guardas Municipais.

Controle Interno e Externo (Corregedorias Independentes e Ouvidorias).

Procedimento Operacional Padrão para as Guardas Municipais.

Estamos discutindo em separado o Porte Funcional e Particular de arma de fogo independentedo número de habitantes, não é o número de habitantes que irá determinar se o município é ou não violento, o Guarda municipal dever ter o Porte Funcional e Particular 24 horas, dentro e fora do serviço.

4. Apresentação dos Presidentes Regionais dos trabalhos nas regiões.

- Os Presidentes Regionais falaram sobre os trabalhos nas regiões.

- A maior dificuldade é cadastrar as Guardas Municipais, muitas vezes asinformações não chegam até as Guardas.

5. Criação do Site do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

- Estamos criando o Site do Conselho Nacional das Guardas Municipais facilitando o acesso às informações por todas as Guardas Municipais do país.

- As Guardas terão um espaço para apresentarem seus trabalhos e falarem desuas conquistas e dificuldades.

6. Apresentação dos trabalhos do Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais junto ao Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (CONASP).

- O Conselho Nacional das Guardas Municipais está sendo representado no CONASP e tem cadeira permanente, tendo como Conselheiro o Presidente do Conselho Joel Malta de Sá.

- Vários assuntos importantes no campo da Segurança Pública têm sidodiscutidos no CONASP, as Guardas Municipais estão incluídas em todas estas discussões.

- As Guardas Municipais garantiram seu espaço e atuação no Plano Nacional de Segurança Pública elaborado pelo Ministério da Justiça.

7. Durante a reunião da Diretoria no Rio de Janeiro compareceu o Dr. Marcelo Oliveira – Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública o qual informou que em poucos dias será publicada uma Portaria do Ministério da Justiça autorizando as Guardas Municipais a acessarem o INFOSEG, pedido este feito pelo Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

- Na Portaria constarão as regras para o acesso, bem como o número de senhas para cada Guarda, além do treinamento dos profissionais, é uma grande conquista para todas as Guardas Municipais do Brasil.

Outras notícias serão publicadas em breve.

Um grande abraço a todos os Guardas Municipais do Brasil, vamos caminhar juntos.


JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais

Fonte:Blog miliciano municipal

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Guarda Municipal morre durante assalto ao Banco do Brasil de Serra do Ramalho-BA




Pela terceira vez, em pouco mais de seis meses, a agência do Banco do Brasil de Serra do Ramalho, Oeste da Bahia, foi assaltada. Cinco homens fortemente armados chegaram num Toyota Corolla e anunciaram o assalto.


                   
Segundo informações fornecidas pelo vereador Clóvis de Oliveira, (PSC) de Serra do Ramalho, o delegado de polícia, guardas municipais e agentes da civil saíram em perseguição aos bandidos e ao localizá-los houve confronto e troca de tiros e o guarda municipal Adelson Pereira da Silva teria sido abatido. Jailson Rodrigues, também guarda municipal e Wilian Andres, policial civil foram atingidos e estão sendo transferidos para o Hospital de Bom Jesus da Lapa, região do Médio São Francisco.

De acordo com Dr. Marcos, delegado de polícia, o bando abandonou o carro e fugiu a pé levando todo o dinheiro. Várias equipes das Polícias Militar e Civil estão no encalço dos assaltantes.
Em função dos constantes assaltos, Serra do Ramalho corre o risco de perder a agência do Banco do Brasil devido a cidade não oferecer condições mínimas de segurança para o funcionamento de uma instituição financeira.
A agência do BB já havia sido assaltada no dia 31 de outubro de 2011 e no último dia 16 de fevereiro deste ano.
Desde o início de 2011 a Bahia vem assistindo a inúmeros assaltos a agências bancárias por todo o interior, semana após semana grupos fortemente armados invadem cidades pequenas com segurança tipicamente irrisória, prato cheio para este tipo de ação rápida e quase sempre eficiente.
Coincidentemente o problema começou justamente quando os projetos de pacificação nas favelas cariocas foram intensificados entre o final de 2010 e início de 2011.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Guarda Civil prende três indivíduos durante roubo a residência no Jd. Ipê




Por Fau Barbosa (portal viva)


A Guarda Civil prendeu três indivíduos na noite dessa segunda-feira(30), enquanto praticavam roubo à uma residência na Rua Curitiba, no Jardim Ipê, em Cotia.
 
Tudo começou quando em patrulhamento, a viatura 1005, avistou um veículo vermelho estacionado de forma suspeita e resolveu abordá-lo. Dentro do veículo os guardas encontraram um indivíduo deitado no banco traseiro, que informou estar esperando a namorada.
Não acreditando no que o rapaz havia contado, os guardas resolveram revistar o veículo e encontraram várias fitas de lacre (enforca gato) usadas para amarrar, além do coldre de um revólver. Os guardas perguntaram onde estava a arma do coldre, quando o rapaz informou que outros dois indivíduos estavam dentro de uma residência naquela rua, praticando um roubo.



Os guardas pediram apoio e foram para a residência, onde os dois ladrões, após tentativa de fuga, acabaram presos.


O roubo

Por volta das 20:30hs, uma mulher tinha acabado de chegar na casa de um amigo, e estava parada dentro do carro - um Citroen Picasso, conversando com ele em frente à residência, quando os dois homens chegaram e anunciaram o assalto. Eles renderam três pessoas da casa e depois mais duas que chegavam. No momento do assalto havia ainda uma criança de 7 meses no colo da mãe. Os ladrões amarraram a todos, menos a mãe com a criança de colo r ficaram na casa por cerca de uma hora.
Eles colocaram a Picasso dentro da garagem e começaram a enchê-la com os pertences das vítimas, momento em quem foram surpreendidos pela Guarda Civil.
 
 
Com eles foram encontrados um revólver Taurus calibre 38, cinco munições, seis celulares sendo um nextel, R$52,00 (cinquenta e dois reais) em dinheiro, várias fitas de lacre, além de várias ferramentas (chaves de fenda e griffo) e um capacete.

 
 
 
Os três são moradores do Capão Redondo (São Paulo), e o mais velho deles, que aparenta ter cerca de 25 anos, já tem passagem pela polícia por roubo (artigo 157). Os outros dois, tem aproximadamente 21 e 23 anos.
Segundo a Guarda, o veículo usado no roubo, um Ford Ka vermelho, com placas de Santa Inês, no Paraná, possivelmente é produto de roubo.

 
Os três foram conduzidos à Delegacia de Cotia, onde foram autuados e presos em flagrante por roubo.

  
Atenderam a ocorrência a vituar 1005 - GC´s Sebastião e Agenor, com apoio da viatura 1022 CD Copoli, das Romu 003 e 005, e das viaturas 1004, 1007, 1011 e 1017.

Homem é baleado durante troca de tiros com a Guarda em Piracicaba


Um suspeito foi baleado depois de uma troca de tiros com a Guarda Municipal (GM) na noite desta segunda-feira (30) no bairro Primavera, em Piracicaba (SP). A GM foi chamada no local, por meio de denúncia anônima, porque duas motos suspeitas estariam rondando o bairro.

Segundo a GM, ao chegarem no local, os motociclistas começaram a fugir e a atirar contra a viatura. Durante o tiroteio, dois suspeitos que estavam em uma das motos conseguiram escapar, enquanto um homem que estava sozinho em outro veículo parou após ser atingido por um tiro na região do abdômen.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e levou o desempregado de 24 anos para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), onde passou por cirurgia e está internado em observação.
Uma revólver calibre 22 foi encontrado na área. A perícia da Polícia Civil foi até o local e recolheu as armas do suspeito e do GM para análise, assim como o projétil que foi retirado da vítima.
O caso foi apresentado no plantão policial, onde o boletim de ocorrência foi feito. A moto foi apreendida e levada para a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Até as 16h10 desta terça-feira (1), os outros suspeitos não foram encontrados.


fonte: http://g1.globo.com

domingo, 29 de abril de 2012

ROMU de IBIÚNA participa do 1º encontro de ROMU e viaturas TÁTICAS de COSMÓPOLIS


                        
                       
Na data de 26/04/2012, em comemoração aos 43º anos de aniversário da GUARDA CIVIL MUNICIPAL da cidade de COSMÓPOLIS, a equipe (B) da ROMU de IBIÚNA, com os GCM'S 1º CL LOPES, 1º CL BUENO, 1º CL OSLEY, 1º CL ISAIAS, compareceram ao o 1º encontro de viaturas de ROMU e viaturas TÁTICAS da cidade de COSMÓPOLIS.
O evento foi realizado na CAMARA MUNICIPAL de COSMÓPOLIS, que contou com a presença de autoridades locais e também de equipes de ROMU das cidades convidadas.

             


            


           


           


           
Foram homenageados alguns GCM’S, que se destacaram no desempenho de suas funções e também uma CONDECORAÇÃO aos GCM’S que completaram naquela data 20 anos de serviço.
                          
Foram homenageadas as equipes de ROMU que se fizeram presente ao evento.
                          
                  
                  
                  
                                 
A GUARDA CIVIL MUNICIPAL de IBIÚNA, representada no evento pela equipe (B) da ROMU, agradece o convite a todos os responsáveis pelo evento e parabeniza a GUARDA CIVIL MUNICIPAL de COSMÓPOLIS pelo seu aniversário.



Concurso da Guarda Municipal de Americana está mais concorrido que vaga na Unicamp

                  
A alta procura pelo concurso em andamento na Gama (Guarda Municipal de Americana) comprova o interesse em fazer parte da corporação. A média geral de candidatos para as 23 vagas disponíveis é de 89,5. O salário varia de R$ 1.070,74 a R$ 1.561,90. A prova escrita acontece no domingo (dia 29), a partir das 9h, na Unisal, Campus Maria Auxiliadora, na Avenida De Cillo, 3500 - Parque Universitário. A recomendação é para que os candidatos cheguem com o mínimo de 1 hora de antecedência. Eles podem usar apenas lápis preto, borracha e caneta (azul ou preta). Devem apresentar o boleto de inscrição devidamente pago e documento de identidade ou outro documento com foto.
Entre os cargos com maior procura está o de guarda municipal masculino, que registrou o pico de 97,7 candidatos por vaga. Para guarda municipal feminina foram 68,4 candidatos por vaga. Os cargos de ajudantes também tiveram muito interesse. Ajudante de cozinheiro teve 124 inscritos, cozinheiro 64 e ajudante geral 63 candidatos.



As inscrições foram realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.shdias.com.br, e se encerraram no último dia 8. O concurso prevê 15 vagas para guarda municipal masculino, cinco para guarda municipal feminina, uma para ajudante de cozinha, uma para cozinheiro e uma para ajudante geral.

Prova

Todos os candidatos deverão fazer a prova, que tem caráter eliminatório. Os candidatos a guarda municipal feminino e masculino terão, ainda, o TAF (Teste de Aptidão Física).


Informações sobre o programa da prova estão na página 17, no anexo II do edital do concurso, que está disponível no site www.shdias.com.br.

fontes: Patrulheiro Evangelista, Jornal Todo Dia, devel.americana.sp.gov.br