sexta-feira, 16 de novembro de 2012



Preenchimento do Questionário.

                           
Senhores Comandantes, Diretores ou Responsáveis pelas Guardas Municipais.
Solicito a gentileza de preencherem o Questionário anexo.
São informações simples, porém valiosas para tratarmos de alguns assuntos pendentes em Brasilia .
Estamos no aguardo da pesquisa elaborada pela SENASP, até lá precisamos saber com exatidão o número de Guardas Municipais existente no Brasil.

Click aqui para download do arquivo Questionário das Guardas Municipais .
Após o preenchimento encaminhar via correio eletrônico:

conselhonacional.gcm@gmail.com

JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais
Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça
Postado por Conselho Nacional das Guardas Municipais às 14:43

Luto/GCM Hipólito vítima da Guerrilha urbana promovida pelo PCC



Base da Guarda Municipal de Balneário Camboriú sofre atentado na noite desta quarta-feira



                     
Balneário Camboriú, SC;Por volta de 23h30 a base fixa da Guarda Municipal que fica localizada na Rua Don Afonso, em frente a Ponte Altamiro Teixeira, no bairro Vila Real, foi alvo de atentado criminoso. A informação foi confirmada pela coordenação da GM.

Foram disparados 12 tiros de pistola calibre 380. Na hora do atentado não havia ninguém na base.

Momeentos mais tarde, por volta das 23h50, foram abordados dois rapazes que estavam em uma motocicleta Biz, com registro de furto, nas proximidades do local do atentado. Eles foram encaminhados a delegacia de polícia.

Por volta das 0h30, na Rua 3.020, um Renault Scenic de cor verde, placa LYC 0020, da cidade de Itapema, que estava parado no local há mais de 30 dias, foi alvo de ataque e houve princípio de incêndio. Dois homens suspeitos, que estavam em uma bicicleta, foram abordados e encaminhados a delegacia.

ALERTA - Na tarde desta quarta-feira (14) a cúpula da segurança pública da cidade esteve reunida. No encontro foi discutida a possibilidade dos atentados serem ampliados durante o feriadão em Balneário Camboriú.

Notícias não confirmadas davam conta de que guardas municiais e policiais militares poderiam ser alvo dos atgentados.

O setor da segurança pública em Balneário Camboriú está em estado de atenção e atuando de forma conjunta. Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Civil e Polícia Militar, desde as 19h desta quarta-feira estavam em alerta devido aos últimos acontecimentos no Estado.
Fonte: www.noticiaja.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

XXII CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS

                  
                      XXII CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS
                                       Acontecerá na Cidade de São Paulo
                                             12 a 14 de dezembro de 2012

                                                    Anhembi Parque
                                       Auditório Elis Regina e Halls Nobres
                         Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo/SP

Façam suas inscrições através do link:
http://www.conselhonacional-gcm.blogspot.com.br/

Homem invade base da GCM e termina morto em Taboão da Serra

                           
A base da Guarda Civil Municipal (GCM) do Jardim Intercap, em Taboão da Serra, foi palco da violência no final da manhã deste domingo, 11. Um homem invadiu o local e teria tentado levar as armas dos GCMs que faziam plantão no local. Ele teria sido atingido por dois tiros um no braço e outro no peito durante confronto com os policiais.
O elemento chegou a ser socorrido, mas faleceu. O caso está sendo registrado na delegacia central de Taboão da Serra. A identidade do elemento não foi divulgado, assim como o nome do guarda civil que realizou os disparos. O local onde ocorreu a ocorência está interditado e será periciado. O caso será investigado pelo DHPP.

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA): PROGRAMA DA ONU SEGURANÇA COM CIDADANIA APOIA OFICINA CONTRA DROGAS PARA JOVENS NA BAHIA

                            
      GM Jarbas ministrando uma das palestras para os jovens de escolas municipais.
Diga não às drogas e sim à vida foi o tema da palestra ministrada por uma equipe de guardas municipais para meninos do Ensino Fundamental na Escola Solange Coelho em Lauro de Freitas.
De acordo com o Guarda Municipal e idealizador do programa, Paulo Leite, a iniciativa decorre da preocupação dos agentes com o aumento da violência e o uso abusivo de drogas entre crianças e adolescentes.
“Na Escola Solange Coelho, o diretor recebeu os guardas muito bem e salientou que estava precisando muito de uma ação social deste tipo. Também fomos recebidos com muito carinho pelo corpo Docente e funcionários da Escola”, contou Paulo.
Paulo Leite integra o Comitê Gestor Local do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania e participou de diversas ações do Programa. Uma dessas ações é a Oficina Palavra de Polícia: Outras Armas, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Oficina Políticas Públicas em Contextos de Violência e de Consumo de Álcool e Outras Drogas, realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).


Fonte: http://lauronewsonline.com/portal/noticia.php?id=1549