quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA (BA) PARTICIPA DO 1º FESTBANDSUL





A Guarda Municipal de Itabuna (BA), apoio mais um grande evento realizado no sul da Bahia, o 1º Festbandsul proporcionando mais segurança aos cidadãos que privilegiaram o evento com a sua presença assim côo também dando mais segurança aos realizados e participantes.
Esta missão ocorreu sem ocorrências na qual a presença da Guarda Municipal gerou um bem-estar social e mais segurança para todos aqueles que tiveram a oportunidade de estar em Itabuna neste evento que teve a apresentação de 6 (seis) fanfarras na Avenida Beira-Mar de grande proporção para a região sul do estado da Bahia.
Fonte: http://guardacivilmunicipaldeitabuna.blogspot.com/2011/11/gcm-participa-do-1festbandsul.html

FEBAGUAM PROMOVE AUDIENCIA PUBLICA EM AGUA FRIA - BA






 
                                                                                                               







A Federação Baiana das Associações dos Guarda Municipais(FEBAGUAM) promoveu no dia 02 de dezembro de 2011 importante Audiência Pública, no município de Água Fria Bahia. Representada pelo seu presidente, GM Nélson Querino(Maragogipe), Presidente do Conselho Deliberativo, GM Jarbas Pires(Lauro de Freitas) e representante do Conselho Deliberativo, GM Adaílton Santos(também de Lauro de Freitas), a audiência transcorreu excelentemente com o Tema: Guarda Municipal e a Segurança Pública, discutindo-se várias vertentes dentro do contexto da segurança, balisando-se na Constituição Federal e Leis pertinentes citadas com grande propriedade.
Representando o município de Água Fria, estiveram presentes: Secretário de Administração –Sr. Carlos Wanderlan, Chefe de Gabinete – Sr. Antônio Laurindo, Presidente da Câmara – Sr. Damião, e Vereador Sr. José Cerqueira.
Participaram como convidados: o Vereador Bira de Irará, SGT Pm Artur de Água Fria, GM Pinheiro de Irará e representantes de outras entidades como associações e Conselho Tutelar.
Conduziu os trabalhos da mesa, o GM Jarbas o qual deu sua parcela de colaboração nos debates, entre elas, explicando com fundamentos sobre o papel da guarda constitucionalmente e que a mesma deve ser parceira das demais instituições policiais.
O GM Nelson Querino, mostrou-se mais uma vez, uma pessoa e profissional altamente preparado e capacitado não só no tema SEGURANÇA PÚBLICA, como também se tratando de assuntos aceitos ou polêmicos dentro da sociedade, que cada vez mais clama por segurança e enxerga a guarda municipal como amiga, parceira e protetora.
O GM Adaílton também fez belas explanações e perguntas desconcertantes as quais algumas ficaram “em aberto” pelo governo que por conveniência ou não, preferiram manter o silêncio.
O Vereador de Irará, Sr Bira, fez questionamentos e colocações importantíssimas, mostrando-se um Edil totalmente preparado e lapidado na temática proposta. Vale citar que o mesmo vereador após várias intervenções no município de Irará(vizinho a Água Fria), já proporcionou com a ajuda da Febaguam, que a guarda de Irará já tenha subido alguns degraus em poucos dias. “Acredito no trabalho humano e comunitário que as guardas municipais realizam, e sei que elas podem muito mais, basta existir vontade política e assim verba orçamentária para investir na segurança pública. Digo investir e não aumentar o orçamento de forma desnecessária” – falou o vereador Bira.










Fonte: FEBAGUAM.
Presidente: GM Nelson Querino
Texto: GM Jarbas Pires

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PATRULHEIROS DA GCJ APREENDEM SUBMETRALHADORA


Patrulheiros da GUARDA CIVIL DE JACAREÍ, atendem ocorrência de acidente de trânsito e apreendem menor portando uma SUBMETRALHADORA calibre 9 m/m Parabellum, totalmente municiada e carregada, em acidente ocorrido durante a madrugada.


Os componentes da viatura 315 da Guarda Civil de Jacarei estavam em patrulhamento pelas imediações do Paço Municipal quando avistaram uma colisão entre um caminhão e um veículo chevrolet modelo Prisma, o senso policial sempre fala mais alto ao coração dos bons operacionais, os referidos Municipais foram em direção ao veiculo Prisma para prestar socorro, momento em que observaram um dos ocupantes saindo em disparada para local ignorado, permanecendo no local uma adolescente que carregava uma sacola.

Feita a busca na sacola e no interior do veiculo acidentado, os Guardas Civis logram êxito em encontrar uma SUBMETRALHADORA, totalmente municiada e carregada, (pronta para uso), de imediato deram voz de prisão em flagrante a a adolescente que descobriu-se tratar-se de menor de 16 anos de idade, conduzindo-a apreendida até a presença da Autoridade Policial, que determinou a apreensão da arma de fogo e o encaminhamento da menor a presença do Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jacarei, para as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente o ECA.


No curso da ocorrência os Policiais da GCJ, descobriram que o armamento foi adquirido na cidade de Caçapava e seria entregue a uma pessoa no Conjunto Residencial CECAP na cidade de Jacarei, todos os dados reservados do descortinamento da ocorrência foram comunicados a Autoridade Policial que determinou a abertura de Inquérito Policial.


O investimento em treinamento de pessoal sempre dá resultados, não fossem os Patrulheiros preparados para que tivessem senso de observação e operacionalidade, poderiam ter sido surpreendidos com uma rajada de submetralhadora, ou terem deixar "passar batido" como se diz na giria policial, a GCJ tem em seus quadros profissionais de gabarito na área de treinamento policial, e tantos outros excelentes profissionais na área operacional, os resultados são vistos e sentidos no dia a dia, a GCJ é a mais antiga e tradicional Corporação Municipal de Segurança Pública do Vale do Paraíba e Litoral Norte, bem estruturada, bem equipada, com Sede Própria localizada estratégicamente no polígono de Unidades Operacionais de Segurança Pública da cidade de Jacarei, (Quartel de Bombeiros, 1º Distrito Policial e Quartel da PM), tem demonstrado capacidade operacional proativa e reativa na Segurança Pública.


O Comando da GCJ (Cmt Marcel) parabeniza em público os dois operacionais que atenderam a ocorrencia com brilhantismo, a GCJ esteve em evidência positiva na mídia NACIONAL falada, escrita e televisiva nesses últimos dias, o bom trabalho dos dois Guardas Civis enalteceu o bom nome da Corporação, granjeando o respeito e a admiração da sociedade.


REGISTRO DIGITAL DE OCORRÊNCIA 4197/ 2011 - JACAREI SP