sexta-feira, 26 de abril de 2013

FISCAIS DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E A GUARDA MUNICIPAL FLAGRARAM QUEIMA DE OSSO CLANDESTINO…

                 

Denúncias de populares levaram ficais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e Guarda Municipal às instalações da empresa FOSFOCAL, que estava interditada há cerca de um ano, por descumprimento de exigências específicas.

A denúncia começou a surgir depois que um insuportável odor de queima de osso ou de coisa podre se espalhou por toda a cidade, inclusive o centro e bairros adjacentes. Os fiscais da SEMA e uma guarnição da Guarda Municipal se deslocaram em direção ao Frigorífico JBS, Frigorífico Regional Sudoeste e a Fosfocal, para constatação da origem do odor.

Ao se aproximarem da Fosfocal, que foi interditada no ano passado pela Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público, por descumprimento das exigências dos órgãos de fiscalização, perceberam que o odor estava ainda mais forte e característico da queima de osso. No interior da empresa foram encontrados alguns funcionários e um forno de tijolinho estava em funcionamento.

O forno estava queimando osso e segundo os funcionários, a autorização da queima partiu do empresário Geraldo que não foi encontrado no local. O local novamente foi interditado e os fiscais colaram na entrada e interior da empresa, aviso de interdição, como também orientaram os funcionários a não manipular ou processar nenhum material no interior da Fosfocal, que também sofrerá multa no valor de R$ 10.000.00.

Os fornos estavam danificados, inclusive um deles que não estava em funcionamento estava sendo recuperado e o outro queimava o osso de forma brutal, totalmente descoberto, visto que este tipo de material só poderá ser processado através de caldeira industrial e demais equipamentos. O odor no local era insuportável.

Em seguida a mesma equipe visitou as instalações do Frigorífico Regional Sudoeste que estava processando resíduo de origem animal e o mal cheiro no local foi constatado pela equipe, inclusive estava presente o secretário de meio ambiente, Carlos Leôncio, que já havia sido acionado pelo promotor de justiça, Dr. José Junseira que tinha recebido denúncia no centro da cidade por causa do mau cheiro.

Vale ressaltar que o referido frigorífico assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) no Ministério Público com validade até o dia 29 de maio, período que a empresa tem para implantar o filtro e resolver de uma vez por todas, o problema do odor.

Mesmo com o TAC em vigor, o secretário Carlos Leôncio procurou o promotor de justiça, Dr. Junseira e o manteve informado da situação, visto que a comunidade está aborrecida e acaba atribuindo a culpa à sua secretaria, que ao longo do tempo tem desenvolvido suas ações com responsabilidade, notificado a empresa diversas vezes, multado, e vem tentando da melhor forma possível sanar o problema.

O empresário José Marcos Ribeiro Costa está cumprindo o que foi acordado no TAC, realmente constatamos que o filtro que teve custo de aproximadamente R$ 300,000,00 (trezentos mil reais) está sendo implantado na empresa e a médio prazo o odor será coisa do passado.

Equipe de Fiscalização…

Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Secretário: Carlos Leôncio Souza Costa / Fiscal: Maicon Matos / Chefe de Divisão de Fiscalização: Aleandro Guerra / Estagiário: Gabriel Gomes / Motorista da Equipe: Adroaldo Dias (Dodó) / Assessor de Imprensa: Sizinio Neto.

Guarnição da Guarda Civil Municipal: GM Domingos Oliveira e GM João Edilton


            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            
            



Nenhum comentário:

Postar um comentário