segunda-feira, 21 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA,COMEMORA 44 DE HISTORIA.

A GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA,COMEMORA NESTE DIA 20 DE NOVEMBRO 44 ANOS DE EXISTÊNCIA E  GANHA UM GRANDE PRESENTE QUE É O CURSO DE ARMAMENTO E TIRO QUE COMEÇA NO DIA 21 DE NOVEMBRO.



O Município de Itapetinga comemora uma importante data neste 20 de novembro, o aniversário de 44 anos da Corporação da Guarda Civil Municipal. Uma história de muitas conquistas, integração e respeito! Essa é a nossa Guarda Civil Municipal de Itapetinga.

HISTÓRIA: A Guarda Municipal de Itapetinga foi criada pela Lei 195 de 20 de novembro de 1967, e só foi regulamentada depois de trinta e cinco anos de sua existência, através da lei 951/04 pelo prefeito da época o Sr. José Otávio Curvelo, definindo suas atribuições e competências, dando uma melhor forma de atuação para atender as necessidades da comunidade Itapetinguense.

A Guarda Municipal de Itapetinga conta hoje com 59 homens e 10 mulheres no total de 69 Guardas Municipais.

COMANDO DA GCM DE ITAPETINGA: Passando pelo comando da Guarda Municipal de Itapetinga, sendo o primeiro Comandante o GM Edivaldo Pereira Santos, no período de 83 a 89, o Soldado da Polícia Militar, SD. PM Jorge Luiz Maia (hoje sargento), Dr. Robson Marocci, Delegado de Polícia Civil, e os Soldados PMs Benilson Correia Leite (hoje vereador) e Reinan Neves Gusmão (atual coordenador da COMUTRAN), SD/PM – Jorge Luiz Maia novamente, sendo que o mesmo saiu, assumindo o GM José Carlos Pereira, exercendo a função de Coordenador da GM.

Após muita luta da corporação para que se cumprisse as exigências da Lei 951/04, que diz que o comandante da GM deve ser membro de carreira da própria Guarda Municipal, ocorreu na gestão do atual prefeito José Carlos Moura e então foi escolhido pela corporação, através de lista tríplice o GM José Domingos Oliveira que ficou em primeiro lugar da referida lista.

O COMANDANTE: O GM Oliveira entrou para a Guarda Municipal ainda com 19 anos de idade e já tem 23 anos de carreira, sendo nomeado em Janeiro de 2009 pelo atual prefeito como o Diretor do Departamento da Guarda Municipal,que responde também como comandante.

A Guarda Municipal de Itapetinga é primeira da Bahia e terceira do Norte-Nordeste a portar a Pistola TASER, arma não letal de controle de situações de conflito, serão criadas uma Ouvidoria e Corregedoria, uma vez que já se encontra em processo licitatório o Curso de Armamento e Tiro e Avaliação Psicológica para o porte de arma letal.

APARATO DA INSTITUIÇÃO: Já se encontra em tramitação no Setor Jurídico, o Estatuto que vem regulamentar os direitos e deveres da Guarda Municipal. A instituição hoje dispõe de 04 automóveis, 02 motos, 06 bicicletas e vários equipamentos que possibilitam a segurança e eficiência do serviço prestado à sociedade.

Na atual gestão foram formadas duas turmas de Guardas Municipais em 2009 e 2010, obedecendo a grade da Matriz Curricular do Ministério da Justiça.

Novas Conquistas: Começa nesta segunda-feira (21/11), o Curso de Tiros com uso de arma letal, admistrado por especialistas da área,o curso será ministrado pela CATI SWAT, unas das melhores do Brasil que já ministrou cursos para o BOPE,TROPA DE ELITE do Rio de Janeiro,de uma olhada na site da CATI  SWAT http://www.cati.com.br/,empresa com aprovação da Polícia Federal.


                              COMANDANTE DA GCM DE ITAPETINGA
                                                 CMT. GM OLIVEIRA

Um comentário:

  1. VAI TOMA NO CU GUARDA FILHA DUMA EGUA TO FALANDO D VO MATA VCS FILHA DA PUTA

    ResponderExcluir